«

»

abr 11 2016

NOVIDADE NO IMPEACHMENT SÓ DENTRO DE UMA SEMANA. POR ENQUANTO, É SÓ BARULHO INÚTIL. E NÃO DÁ PARA APOSTAR EM NADA AINDA

As atenções estão voltadas para dentro de uma semana, quando o plenário da Câmara Federal votará (em voto aberto) a proposta de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

As discussões de hoje (segunda) sobre o assunto são chatas e repetitivas. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, montou uma Comissão Especial para aprovar por maioria simples (metade mais um) a proposta de impeachment.

Aprovada na Comissão, a proposta vai à decisão do plenário, onde precisará ser votada a favor por dois terços dos 513 deputados federais.

Nesse caso, ninguém se arrisca a garantir um resultado contra ou a favor de Dilma.

O governo precisa de um terço dos deputados para escapar do impeachment.  Mas esses 172 parlamentares podem salvar Dilma Rousseff sem precisar votar: basta que se declarem ausentes do plenário no dia da votação.

De qualquer modo, o Governo do DF nem esperou a votação da Comissão do Impeachment para construir uma cerca metálica na frente do Congresso Nacional, a qual servirá para separar manifestantes petistas e não-petistas no dia da votação em plenário.

Pergunta-se: quem ficará no lado esquerdo desta cerca? A chamada esquerda certamente não gostaria de ser situada à direita;

E assim segue o Brasil, tratando o impeachment como uma final de Copa do Mundo.

Dois experientes deputados federais com quem conversei longamente na sexta-feira, me afirmaram que mais de duzentos outros deputados não se definem publicamente a favor ou contra.

Um terceiro deputado, engajado na luta pró-impeachment, me confirmou esta informação, mas comentou: “Na hora da votação, muitos ficarão constrangidos pela opinião pública e votarão contra a Dilma”.

O certo é que não dá para apostar ainda em nada.

Prefiro investir na eleição presidencial em outubro. Esta praticamente todo mundo apóia. (RENATO RIELLA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*