«

»

ago 26 2024

O Distrito Federal tem mais de 100 pontos de wi-fi gratuito e de qualidade

O Wi-FI Social DF está espalhado em 25 RAs e é acessível a todos os cidadãos

O Governo do Distrito Federal (GDF) disponibiliza aos moradores ferramentas para o acesso gratuito e de qualidade à internet em locais públicos, como o Wi-Fi Social DF.

Lançado em fevereiro de 2019, o programa proporciona milhões de acessos gratuitos à internet e está disponível em mais de 100 localidades distribuídas em 25 regiões administrativas.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, são ações como essa que colaboram para que o DF ocupe o posto de segunda unidade da Federação com maior acesso à internet em 2023, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste mês.

“Para obter informações, realizar cursos profissionalizantes, utilizar serviços públicos ou gerenciar negócios, o acesso à internet se tornou imprescindível”, avalia o gestor. “Em breve, lançaremos uma nova fase do Wi-Fi Social, o Conecta DF. Com essa ampliação, nosso objetivo é estender o tempo de conexão dos usuários e ampliar a área de cobertura.”

A Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua (Pnad), divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística (Iped-DF), demonstra ainda que, no ano passado, 93,1% da população com dez anos ou mais de moradia no Distrito Federal acessou a internet.

O DF fica atrás apenas de Goiás, onde, no mesmo período, 93,3% do público utilizou serviços online. De acordo com o levantamento, nos três últimos meses de 2023 no DF, dos 2,8 milhões de pessoas residentes em Brasília no ano passado, 2,6 milhões utilizaram a internet.

A capital federal também foi a primeira cidade do país a ter oferta de 5G, tecnologia que representa uma grande mudança em termos de inovação e potencial surgimento de novas soluções e empresas de base tecnológica. A oficina fica no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), na área da Granja do Torto.

Segundo o subsecretário de Inovação, Capacitação e Inclusão Digital, Caio Lobato, o Wi-Fi Social DF funciona como uma ponte entre a secretaria e empresas que possuem serviço de fornecimento de internet, que passam a ofertar esse sinal de forma gratuita tendo a publicidade como retorno – seja aparecendo na página inicial, seja por meio de telões.

“A ideia é levar um serviço para o cidadão sem custos para o Estado”, detalha. “Vai ao encontro do princípio da isonomia, porque o Estado tem que fornecer oportunidades iguais para todos os cidadãos, e [o Wi-Fi Social DF] tem sido uma política pública de excelência”, destaca o gestor.

O programa, informa Lobato, terá uma nova fase, quando passará a se chamar Conecta DF. Um dos objetivos é o aumento da velocidade mínima e do tempo de conexão, além de atender a sugestões de publicidade com ações sustentáveis e atraentes para as empresas. “A alteração do nome é para frisar que não é um programa de assistência social, mas um direito do cidadão”, explica.

Fonte: Agência Brasília – Jak Spies

Foto: Agência Brasília – Lúcio Bernardo Jr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*