«

»

dez 31 2023

Papa Francisco pede que “continuemos a rezar por quem sofre pelas guerras”

Papa Francisco nega plano de renunciar ao cargo em breve - Polêmica Paraíba - Polêmica Paraíba

A guerra e os horrores dos conflitos que marcaram o ano de 2023 fluem nas palavras de Francisco que, da janela do Palácio Apostólico, oferece a sua última saudação deste ano. As suas palavras são dramáticas, a começar pelviolência do Natal na Nigéria, onde em vários locais do Estado de Plateau, na parte central do país, pelo menos 170 pessoas foram mortas em ataques de grupos armados:

“Infelizmente, a celebração do Natal na Nigéria foi marcada por graves violências no Estado de Plateau, com muitas vítimas. Rezo por eles e suas famílias. Que Deus livre a Nigéria destes horrores!

Francisco menciona ainda o dramático acidente ocorrido na Libéria, onde mais de 40 pessoas morreram devido à explosão de um navio-tanque. As suas palavras dirigem-se então a todos aqueles povos que vivem conflitos dramáticos:

“Continuemos a rezar pelos povos que sofrem por causa das guerras: o martirizado povo ucraniano, os povos palestino e israelense, o povo sudanês e muitos outros. No final de um ano, se tenha a coragem de perguntar: quantas vidas humanas foram perdidas em conflitos armados? Quantos mortos? E quantas destruições, quanto sofrimento, quanta pobreza? Quem tem interesse nestes conflitos, ouça a voz da consciência. E não esqueçamos os martirizados Rohingya.”

Há um ano faleceu Bento XVI, e por ele Francisco, recordando o seu grande amor pela Igreja, pede aplausos:

” Há um ano o Papa Bento XVI concluía seu caminho terreno, depois de ter servido a Igreja com amor e sabedoria. Temos por ele tanto afeto, tanta gratidão, tanta admiração. Do Céu nos abençoe e nos acompanhe. E um aplauso para Bento XVI”

Ao saudar os peregrinos presentes na Praça de São Pedro, Francisco dirige por fim uma mensagem especial a todas as famílias, quer para aquelas presentes na praça como às que o acompanham partir de casa, para reiterar seu insubstituível papel na sociedade.

Não esqueçamos que a família é a célula fundamental da sociedade: devemos sempre defendê-la e apoiá-la, sempre!

Fonte: Vatican News – Francesca Sabatinelli

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*