«

»

maio 28 2024

Papa se desculpa por dizer que existe “bichice demais” em seminários

O Papa está melhor, este domingo, recitação do Angelus da Casa Santa Marta  - Vatican News

O Papa Francisco pediu desculpas pelo  uso de um termo homofóbico durante reunião interna com bispos na semana passada.

Na ocasião, o líder da Igreja Católica declarou que “já existe bichice demais” em seminários e pediu aos religiosos que não aceitassem padres abertamente gays. A notícia ganhou as manchetes internacionais.

“O Papa nunca teve a intenção de ofender ou de se expressar em termos homofóbicos e se desculpa com quem se sentiu ofendido pelo uso de um termo que foi denunciado por outros”, disse, em comunicado, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni. Na nota, Bruni ainda disse que o pontífice já afirmou em várias ocasiões que “na Igreja há lugar para todos”.

A fala do Papa teria pego as pessoas presentes de surpresa. Ainda que seja líder de uma instituição religiosa que prega contra a comunidade LGBTQIAPN+, Francisco tem demonstrado esforços para levar a Igreja Católica Romana em direção a uma abordagem mais acolhedora com a comunidade.

Em 2023, por exemplo, o pontífice autorizou que fosse dada a bênção a casais homoafetivos, afirmando: “A homossexualidade não é crime”. Dez anos antes, logo no início do seu papado, ele disse: “Se uma pessoa é gay e busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgar?”.

Fonte: iG

Foto: Vatican News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*