«

»

mar 25 2020

Pessoas sem-teto terão espaços de acolhimento no DF

Espaço de acolhimento para sem-teto, no DF — Foto: Ian Ferraz/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal montou,ontem (24), espaços de acolhimento para pessoas sem-teto. A medida pretende proteger as pessoas em situação de rua contra a contaminação e proliferação do novo novo coronavírus.

Ao todo, são 650 vagas em quatro espaços de acolhimento com alimentação, banheiro, dormitório, lavagem de roupa, distribuição de kits de higiene, acompanhamento social e segurança. Todos os endereços ficam no Plano Piloto: Autódromo Nelson Piquet, Movimento Eureka (906 Norte), Creas Diversidade (614/615 Sul) e Centro Pop (903 Sul)

Estrutura dos locais:

  • Autódromo Nelson Piquet

No Autódromo Internacional Nelson Piquet, haverá espaço para até 200 pessoas. Segundo o governo, o local foi escolhido “por ser amplo e ideal para evitar aglomerações, além de ter uma estrutura mínima de higienização pessoal”.

Além disso, foram montadas duas tendas, de 100 metros quadrados cada, dez tendas de 36 metros quadrados, cinquenta contêineres (para dormitório) e trinta estruturas de banheiro. A Polícia Militar do DF (PM) será responsável pela segurança do local.

Para o secretário de Segurança Pública Anderson Torres, “a medida se faz necessária pela vulnerabilidade do público”.

“Estas pessoas vivem nas ruas, não há como cumprirem o isolamento e terem assistência necessária, caso sejam contaminadas. Estão expostas e é uma questão humanitária darmos atenção a elas.”

  • Creas Diversidade e Centro Pop

No Creas Diversidade, que fica na 614/615 Sul, e no Centro Pop, na quadra 903, da Asa Sul, ficarão os sem-teto que não apresentam sintomas do novo coronavírus.

  • Movimento Eureka

Já o Movimento Eureka, na quadra 906 Norte, será o único espaço para acolher as pessoas que apresentarem sintomas da doença. Mas ficarão lá apenas as pessoas que, apesar dos sintomas, não necessitam de internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além da montagem de espaços de acolhimento, a Sedes tem distribuído marmitas ao sem-teto da capital. Com o comércio fechado, devido ao decreto do governador, e a baixa circulação de pessoas nas ruas, o grupo tem tido dificuldade de conseguir alimentação.

Outra ação, é a reforma de banheiros públicos do Setor Comercial Sul. Oito cabines próximas ao Banco de Brasília (BRB) estão sendo reformadas e vão ganhar chuveiros, vasos sanitários e pias. As obras tiveram início no domingo (22) e devem se estender até o final desta semana.

Com informações de G1

Foto: Ian Ferraz/Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*