«

»

ago 17 2024

Polícia Federal prende Renato Duque, ex-diretor da Petrobras

A Polícia Federal prendeu hoje (17) o ex-diretor de serviços da Petrobras Renato Duque, que estava foragido, em Volta Redonda, na região Sul do Rio de Janeiro.

Condenado a 39 anos de prisão, ele chegou a ser procurado em Curitiba. Segundo a PF, Duque também tinha informado à Justiça um endereço no Rio de Janeiro.  Duque, de 69 anos, foi encontrado em casa no bairro Niterói, após o cruzamento de informações de inteligência do Núcleo de Capturas da PF no Rio de Janeiro.

A Justiça Federal de Curitiba expediu o mandado de prisão dele no dia 18 de julho. Desde então, ele não tinha sido encontrado.

Segundo informações do Blog da Julia Duailibi, a condenação foi pelos crimes de corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro em um processo da Operação Lava Jato.

Após os procedimentos legais, o preso foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça, segundo a PF.

Renato Duque foi um dos personagens centrais das investigações da operação Lava Jato, que identificou um grande esquema de corrupção na diretoria de Serviços da Petrobras – à época, comandada por ele.

De acordo com o Ministério Público Federal, o esquema permitiu o desvio de recursos públicos em obras de diversas refinarias e gasodutos, contratos de sondas e outrsa contratações.

Ao todo, Duque foi condenado à prisão em pelo menos 12 processos na primeira instância, sempre por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro (veja lista abaixo).

O ex-diretor de Serviços da Petrobras chegou a ser preso em março de 2015, mas foi liberado em março de 2020 para responder aos processos em liberdade.

Embora solto, Duque ficou sujeito a diversas medidas restritivas, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, a entrega do passaporte e a proibição de manter contato com outros investigados na Lava Jato.

Fonte:g1 – Márcio Falcão – Thaís Espírito Santo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*