«

»

jun 27 2024

Presidente diz que quer Brasil como país de classe média

Brasília (DF), 27/06/2024 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da 3ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), no Palácio do Itamaraty. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (27) que quer transformar o Brasil em “país de classe média” e citou exemplos como Alemanha e Suécia. Ele declarou, também, que não quer ver o país com um padrão de vida semelhante ao de Rússia ou Cuba.

“Esse país pode se transformar num país de classe média. Ou vocês acham que eu quero um país igual à Rússia? Vocês acham que eu quero um país igual a Cuba? Não. Eu quero um país com padrão de vida igual à Suécia, à Dinamarca, à Alemanha. É esse país que eu sonho para a classe trabalhadora brasileira. É garantir o mínimo. Quando falam para mim que o mínimo está muito alto, pelo amor de Deus. O mínimo é o mínimo. Não tem como o mínimo ser muito alto, é o mínimo”, disse Lula.

As declarações foram dadas por Lula durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, conhecido como Conselhão, realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília. “Eu quero, rogo, peço, trabalho para que a inflação seja baixa. Mas também rogo e peço para que a gente possa melhorar a vida dos mais pobres desse país”, relatou o presidente em outro momento.

“Esse país será do tamanho que a gente quer que ele seja. O que não pode é cada setor acha que o setor dele tem que ganhar. É importante que toda vez que a gente pense nesse país, que a gente pense que se tem uma coisa que o governo deseja é que a inflação seja baixa. E eu quero que a inflação seja baixa porque eu fui operário de fábrica que vivia com inflação de 88% ao mês”, afirmou Lula.

Em relação às polêmicas dos últimos dias em torno de temas econômicos, como a alta do dólar ou controle de gastos governamentais, o presidente disse que a tensão está entre o excesso de posses de uma minoria e a precariedade de recursos de que dispõem as maiorias.

Fonte: R7 – Plínio Aguiar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*