«

»

out 03 2024

Proibidos os bloqueios de estradas no domingo da eleição

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, afirmou hoje (3) que o Governo Federal trabalha em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral para assegurar que as eleições municipais, no próximo domingo, sejam absolutamente tranquilas.

Ninguém poderá portar armas 48 horas antes nem 24 horas depois das eleições. Isso, segundo o ministro, para que os eleitores se sintam “livres de constrangimentos” na hora de exercer seu direito e sua vontade na urna. O TSE também vem aperfeiçoando combate à proliferação de desinformação e fake news.

Ele citou o papel  polícias militares locais para coibir os crimes eleitorais, e alertou que esse tipo de crime, como coação, compra de votos, abuso de poder econômico, tem classificação de crime federal, por atentar contra a própria democracia.

Ainda no âmbito das eleições municipais destaca a celebração e um termo de colaboração em MJSP e TSE no sentido de que a Polícia Rodoviária Federal deverá atuar para facilitar a movimentação dos eleitores, ao contrário do que setores da PRF praticaram na eleição de 2022, dificultando a chegada das pessoas ao local da votação com a realização de blitz.

“A Polícia Rodoviária Federal está proibida de fazer qualquer bloqueio em estradas”, afirma o entrevistado. E em caso de necessidade de bloqueio, em função de algum incidente, a PRF terá a atribuição de organizar caminhos alternativos.

Fonte: Gov

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*