«

»

jan 15 2023

Quem são os deputados federais eleitos pelo DF que assumem o mandato dia 1º

Após recesso, Congresso deverá retomar trabalho de nove CPIs | Agência  Brasil

Os deputados federais tomam posse no dia 1º de fevereiro. A bancada do Distrito Federal, composta por oito deputados, conta com reeleitos e também com eleitos para o primeiro mandato na Câmara dos Deputados. São eles: Bia Kicis (PL), Fred Linhares (Republicanos), Érika Kokay (PT), Rafael Prudente (MDB), Paulo Fernando (Republicanos), Professor Reginaldo Veras (PV), Fraga (PL) e Gilvan Máximo (Republicanos).

Da lista, somente três (Fred, Paulo e Gilvan) nunca estiveram dentro de parlamentos

Conheça o perfil de cada parlamentar:

Bia Kicis

Bia foi reeleita deputada com o maior número de votos do DF para a Câmara Federal, total de 214.733 votos. Estreou nas urnas em 2018. Em seu primeiro mandato, a parlamentar foi autora de projetos como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso, arquivada por não atingir número suficiente de votos no plenário da Câmara.

Fred Linhares

Jornalista da Record TV, Fred foi eleito pela primeira vez, com 165.358 votos, o segundo deputado federal mais bem votado do DF. Ele destaca que “nos próximos quatro anos, quero atuar fortemente na luta contra todo tipo de violência, seja ela contra a mulher, idosos ou crianças, bem como temas que estão interligados, como saúde, educação, esporte e infraestrutura.”

Érika Kokay

A deputada vai para o seu quarto mandato na Câmara Federal, com atuação pelos direitos humanos e a luta pela cultura, meio ambiente e processo sindicais. Anterior aos quatro mandatos, Érika foi eleita Deputada Distrital em 2002 e 2006. Como parlamentar da Câmara Legislativa, presidiu as Comissões de Direitos Humanos e da Defesa dos Direitos do Consumidor, e foi líder da bancada do PT por duas vezes, em 2005 e 2009.

Rafael Prudente

Prudente fez dois mandatos na Câmara Legislativa, eleito em 2014 e reeleito em 2018, Rafael presidiu a Câmara. Segue agora para o âmbito federal, com o foco de fomentar a geração de emprego e renda, através do programa Renova, a ser expandido por todo o Brasil.

Paulo Fernando

Paulo assume a vaga no lugar de Júlio César, que foi reeleito, pois Júlio está no cargo de Secretário de Esporte e Lazer do DF. Paulo Fernando é católico, advogado e se intitula como um “pró-vida” e “pró-família”. Na Câmara, a luta contra o aborto será uma das pautas prioritárias. O advogado atuou junto de Damares no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Reginaldo Veras

Distrital por dois mandatos, Reginaldo foi eleito deputado federal com 54.557 votos. Dentre as atuações na CLDF, o deputado foi autor da lei que prevê vagas remanescentes dos Centros de Línguas (CILs) à comunidade.

Fraga

Fraga foi eleito pela primeira vez para um mandato na Câmara dos Deputados em 1998. Reeleito em 2002 e 2006, em 2010 concorreu ao senado, sem sucesso, voltou como o mais votado em 2014 e em 2018 concorreu ao GDF, sem sucesso. Volta agora, após conquistar 28.825 votos.

Gilvan Máximo

Gilvan foi secretário de Ciência e Tecnologia do governo de Ibaneis. Foi eleito com 20.923 votos, sendo o último a entrar para a Câmara dos Deputados. O ex-secretário afirma que fará um trabalho para mudar vidas de famílias por todos os cantos do país.

Foto: EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*