«

»

jul 19 2021

Secretaria de Saúde prorroga vacinação contra a gripe para toda a população do DF

Com 62% de adesão, SP convoca moradores a tomar vacina da gripe - Notícias  - R7 São Paulo

A campanha da vacinação contra o vírus influenza segue com a meta de imunização abaixo do esperado no Distrito Federal.

Por isso, a Secretaria de Saúde disponibiliza 99 Unidades Básicas de Saúde (UBs) para aplicação da vacina – a meta é imunizar ao menos 90% do grupo de risco. Confira aqui a lista de pontos de vacinação.

Até agora, 792.371 pessoas foram vacinadas. A campanha começou em 12 de abril apenas para os grupos prioritários, mas a procura foi baixa até o início deste mês. Dos integrantes do grupo de risco, a cobertura vacinal é maior para os professores, que já tem 74,3% do público estimado vacinado. A cobertura em idosos é de 64,1% e gestantes em 62,1%.

A vacina contra a gripe protege dos vírus Influenza A, H1N1, H3N2 e Influenza B. É contraindicada para crianças menores de seis meses de idade e pessoas com história de anafilaxia a doses anteriores apresentam contraindicação a doses subsequentes. Contudo, na maioria dos casos, as vacinas contra influenza são bem toleradas.

A Secretaria de Saúde destaca que aqueles que receberam a primeira ou segunda dose da vacina contra a Covid-19 devem aguardar um prazo mínimo de 14 dias para se vacinar contra a gripe. A orientação é que as pessoas que são público-alvo da vacina contra o coronavírus priorize receber esse imunizante, aguarde 14 dias e faça a da gripe.

A Influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. O Ministério da Saúde mantém a vigilância da influenza no Brasil por meio da vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes hospitalizados.

Essas áreas têm como objetivo principal identificar os vírus respiratórios circulantes, permitir o monitoramento da demanda de atendimento dos casos hospitalizados e óbitos. Por isso, é importante todos os anos participar da campanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*