«

»

jul 26 2024

UnB outorga Diploma de Geólogo, post mortem, a Honestino Guimarães

Acontece hoje (26) a partir das 15h30, no auditório da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), campus Darcy Ribeiro, a cerimônia de outorga de diploma de geólogo, na modalidade post mortem, a Honestino Guimarães. Haverá transmissão pelo canal da UnBTV no YouTube.

Estudante da Universidade de Brasília na década de 1960, Honestino foi desaparecido pela ditadura militar no início dos anos 1970. A reparação histórica de concessão do diploma foi aprovada pelo Conselho Universitário da UnB em junho de 2024.

A solenidade marcará as homenagens em torno do feito, com presença de familiares de Honestino, de amigos da época, além de autoridades da UnB e da comunidade externa.

Honestino Guimarães foi líder estudantil no período da ditadura, desaparecido político em 10 de outubro de 1973, após ser preso pela sexta vez, no Rio de Janeiro. Ele iniciou sua militância no movimento secundarista e foi filiado à Ação Popular.

Como aluno da UnB, Honestino foi eleito para o Diretório Acadêmico de Geologia e, em 1967, mesmo estando preso, foi eleito presidente da Federação dos Estudantes Universitário de Brasília. A entrega do diploma post mortem é articulada desde o começo do ano na Universidade e foi aprovada em 7 de junho pelo Conselho Universitário da UnB.

Ele nasceu em 28 de março de 1947, em Itaberaí (GO). Ele foi o primeiro colocado no vestibular para geologia realizado na UnB em 1965. Em agosto de 1968, forças do Exército e da polícia política invadiram a UnB para cumprir mandados de prisão contra Honestino e mais sete lideranças estudantis. Ele foi retirado da sede da Feub e ficou preso até novembro.

O estudante de geologia também atuou no processo de expulsão de um falso professor da UnB, mas, como punição, ele chegou a ser desligado da universidade. Em dezembro de 1968, com o AI-5 (Ato Institucional nº 5), ele fugiu de Brasília e passou a viver clandestinamente em São Paulo.

Fonte: R7 e Ascom/Universidade de Brasília (UnB)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*