«

»

jan 12 2022

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos começa neste domingo, em 11 postos exclusivos

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19 começa neste domingo (16), no Distrito Federal, com 11 postos exclusivos. Inicialmente, as doses serão destinadas a menores nessa faixa etária com comorbidades ou deficiência permanente, e demais crianças de 11 anos. À medida em que novas vacinas chegarem, a campanha será ampliada, por idade decrescente.

As informações foram confirmadas hoje (12) pelo governador em exercício, Paco Britto (Avante), e o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache. A expectativa é de que o Ministério da Saúde entregue ao DF o primeiro lote, com 16,3 mil  doses pediátricas, até sexta-feira (14).

“Os imunizantes que chegarão não serão suficientes nem para o primeiro dia”, afirmou Paco Britto. “Esperamos que, no próprio domingo, nos pontos que serão elencados, termine essa vacina”, continuou.

Para ser vacinada, a criança precisa estar com os pais ou responsável legal. A lista de locais de imunização deve ser divulgada amanhã.

Também haverá ação itinerante para menores com dificuldades de locomoção. No caso dos que têm comorbidades, é necessário apresentar laudo médico que comprove a condição.

Segundo a Companhia de Planejamento (Codeplan), no DF há 268.206 pessoas com idades entre 5 e 11 anos. Só na faixa de 11 anos, a companhia estima 40 mil pessoas.

A Secretaria de Educação já confirmou que as aulas na rede pública serão retomadas de forma 100% presencial, no dia 14 de fevereiroNo entanto, a imunização contra Covid-19 não será exigida.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do imunizante da Pfizer no novo público em 16 de dezembro. Porém, só na última quarta-feira (5), o Ministério da Saúde divulgou as regras para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos – e abriu mão da exigência de receita médica para imunização dessa faixa etária.

Segundo a atualização mais recente da pasta, do dia 10 de janeiro, já foram compradas pouco mais de 20 milhões de doses, previstas para chegar até março, da seguinte forma: Janeiro: 4.314.000, Fevereiro: 7.272.000 e Março: 8.418.000.

De acordo com o governo, a vacinação infantil ocorrerá:

  • em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas;
  • sem necessidade de autorização por escrito, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação;
  • com intervalo de oito semanas (cerca de dois meses) – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.

Fonte: g1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*