«

»

maio 29 2014

O MUNDO ENGORDOU E PAGA UM PREÇO ALTO POR ISSO

Uma grande luta do século passado foi o combate ao fumo, com grandes avanços em todo o mundo.

Neste século, o ser humano tende a estabelecer o combate à obesidade como uma das prioridades da nossa civilização.

O número de pessoas obesas e com excesso de peso aumentou de 857 milhões, em 1980, para 2,1 mil milhões em 2013. É que revela estudo publicado pela revista Lancet, segundo o qual o problema continua aumentando.

Nos últimos 33 anos, segundo os pesquisadores, a taxa de adultos obesos e com excesso de peso aumentou 28%, enquanto a das crianças e adolescentes (até os 19 anos) subiu 47%.
Coordenada por Emmanuela Gakidou, do Instituto para a Avaliação e a Métrica da Saúde da Universidade de Washington (EUA), a equipe de pesquisadores diz ter feito a análise com base em dados recolhidos em estudos, relatórios e na literatura científica sobre a prevalência do excesso de peso e obesidade em 188 países, entre 1980 e 2013.

“Ao contrário de outros grandes riscos para a saúde, como o tabaco e a nutrição infantil, a obesidade não está diminuindo. Os nossos resultados mostram que os aumentos na prevalência da obesidade têm sido substanciais, generalizados e concentrados em curto período de tempo”, alertou Gakidou, citada em comunicado enviado pela Lancet.

A prevalência de excesso de peso e obesidade nas crianças aumentou significativamente nos países desenvolvidos, de 17% em 1980 para 24% em 2013, entre os rapazes, e de 16% para 23% entre as jovens.

E, assim, crescem os casos de diabetes, colesterol alto, pressão elevada, além de situações emergenciais envolvendo vesícula, apendicite, articulações e circulação sanguínea.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*