«

»

out 21 2021

Alerta para o câncer de mama é tema de exposição na Câmara dos Deputados

Na campanha Outubro Rosa do Congresso Nacional, foi inaugurada ontem (20) na Câmara dos Deputados uma exposição alertando para a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, que é responsável por 95% das chances de cura dessa doença.

Deputadas e deputados presentes ao evento, que faz alusão ao Dia Internacional de combate ao Câncer de Mama, foram unânimes ao enfatizar a importância da detecção precoce e do tratamento rápido após o diagnóstico. Ao final da apresentação, em conjunto com agentes sanitários de saúde que presenciaram o ato, os parlamentares gravaram um vídeo com o slogan “O câncer mata. O câncer não espera”.

Apresentada pela deputada Celina Leão (PP-DF), coordenadora da bancada feminina da Câmara, a exposição, instalada no hall da Taquigrafia da Câmara, mostra dados sobre a doença, tratamento e cuidados preventivos.

A deputada destacou a importância da informação no combate ao câncer de mama e citou como exemplo a realização da campanha Outubro Rosa, que, desde 2002, quando foi implementada no Brasil, vem diminuindo o número de mortes pela doença ano a ano.

A campanha busca a conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das diversas formas de câncer que atingem mulheres em todo o País e no mundo, em especial o câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as brasileiras e que atinge 66 mil novos casos por ano.

“As mulheres conseguem identificar os nódulos no momento do autoexame, procuram o atendimento médico e aí nós temos um número menor de óbitos, porque a doença quando é detectada no início, tem uma chance maior de cura”, disse Celina Leão.

 

Segundo ela, este é o objetivo da campanha: que as mulheres possam se tratar. “Hoje, muitas mulheres não sabem nem o direito que elas têm de reconstruir a própria mama pelo SUS. Então, o momento é este, de divulgar o que já temos de leis aprovadas e divulgar o apelo para que todas as mulheres façam o autoexame.”

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*