«

»

fev 01 2023

ANO DA REFORMA TRIBUTÁRIA

Expectativa para a reabertura hoje do Congresso Nacional, num ano legislativo que terá como principal missão a aprovação da Reforma Tributária.

Os 513 deputados federais  tomarão posse às 10 horas. Às 16h30, começa a eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados. Está praticamente garantido que o presidente Arthur Lira será eleito para novo mandato, com mais de 400 votos entre 513 deputados.

Os 27 senadores eleitos em outubro tomam posse às 15h. Depois dessa solenidade, começará a eleição do presidente do Senado, que tem prognóstico indefinido.

A disputa se centraliza no atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e no senador Rogério Marinho (PL-RN)

 

JUDICIÁRIO – Supremo Tribunal Federal (STF) realiza às 10h a sessão solene de Abertura do Ano Judiciário de 2023, com a presença do Presidente Lula.

Às 15h, faz a primeira sessão de julgamentos, retomando julgamento de dois recursos. Em ambos os casos, a União pretende voltar a recolher a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de empresas que, na década de 1990, tinham ganhado na Justiça o direito de não pagar o tributo.

 

TCU – Com a reabertura da Câmara dos Deputados, há expectativa sobre a escolha de novo ministro do TCU, na vaga de Ana Arraes.

O mais cotado é o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR)

 

TSE – Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza hoje (1º), às 19h, sessão extraordinária de abertura do ano, que traz em pauta o julgamento de listas tríplices, agravos e tutela cautelar antecedente.

 

JUROS –  Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central (BC) anuncia hoje a primeira decisão do ano sobre a Selic, taxa básica de juros da economia brasileira.

É consenso entre economistas que a autoridade monetária deverá manter a Selic nos mesmos 13,75% em que está desde agosto do ano passado. É a taxa mais alta desde 2016.

No entanto, na sua decisão, o Copom deve reforçar o risco de expansão inflacionária, que pode gerar aumento dos juros em próxima reunião. Há grande preocupação com o aumento do preço da gasolina em março.

 

EMPREGO – Ministério do Trabalho divulgou que o Brasil abriu 2.037.982 vagas de trabalho com carteira assinada em 2022.

O saldo positivo é fruto de 22.648.395 admissões e de 20.610.413 desligamentos formais realizados entre janeiro e dezembro do ano passado.

Em 2021, o saldo de admissões formais foi 36,2% maior, com 2.776.733 novos cargos formais.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, isso representa uma queda de 26,6% em relação ao ano de 2021.

 

EUA – Chega hoje a Brasília a nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley.

E Brasil também indica uma mulher para a nossa embaixada nos EUA: diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti.

 

CRESCIMENTO – Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima sua projeção de crescimento de PIB global, tanto para 2022 quanto para 2023.

Para o ano passado, a estimativa subiu 0,2 ponto porcentual em relação à projeção feita em outubro, para 3,4%.

Para 2023, a elevação foi de 2,7% para 2,9%. Segundo o FMI, em 2024, o crescimento esperado é de 3,1%.

A previsão de crescimento mais baixo em 2023 reflete o aumento das taxas de juros pelo Bancos Centrais para combater a inflação,  bem como os efeitos da guerra na Ucrânia.

O FMI espera que o crescimento se recupere na China, com a reabertura total da economia em 2023.

 

ECONOMIA – Dólar fechou ontem com queda de 0,75%, a R$ 5,0761. Em janeiro, teve queda de 3,82%.

O mercado aguarda por decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed), sobre os juros nos Estados Unidos, que deve ser divulgada hoje, assim como do Banco Central (BC) do Brasil em relação à taxa Selic.

Índice Ibovespa, da Bolsa de Valores, subiu 1,03, para 113.430 pontos.

Por RENATO RIELLA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*