«

»

nov 17 2012

ARGO, UM FILME IMPERDÍVEL

RENATO RIELLA

Nos últimos tempos, me decepcionei com filmes como Sherlock Holmes ou 007, nos quais a velha inteligência dos heróis é substituída por cenas de violência. De repente, surgiu Argo, um filme surpreendente, que deve fazer sucesso no Oscar.

O produtor Ben Affleck é também o principal ator, representando Tony Mendez, um agente da CIA. Sem usar armas e sem dar um murro em ninguém, ele tira do Irã seis diplomatas americanos que estavam escondidos na Embaixada do Canadá. Imperdível!

O drama real aconteceu em 1979, quando o Aiatolá Khomeini tomou o poder, ao derrubar o Xá da Pérsia, Reza Pahlavi. Fanáticos muçulmanos invadiram a Embaixada dos Estados Unidos e fizeram 50 pessoas reféns durante mais de 400 dias. Seis desses, que fugiram para a Embaixada do Canadá, seriam mortos, se descobertos.

Aí entra em ação o inacreditável agente Tony Mendez. Ele cria uma falsa empresa de cinema em Holiwood e segue para Teerã, com passaportes canadenses, para fazer um filme de ficção científica, que acabou “aprovado” pelo governo iraniano. E assim, consegue embarcar de volta no aeroporto de Teerã, de forma emocionante.

Você já sabe o final do filme, que conta uma história real, mas vale muito a pena assisti-lo. E quem fez Sherolck Holmes e 007 precisa ver essa produção milhares de vezes, para aprender a trabalhar com mais inteligência e menos força.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*