«

»

set 19 2018

Artigo: A ESCOLHA DE SOFIA

DECO BANCILLON

Sabe a ironia dessas eleições? Que as duas candidaturas mais rejeitadas segundo os institutos de pesquisa (PT e Bolsonaro) tendem a se confrontar no segundo turno.

Em outros termos, significa dizer que o eleitor que rejeita a truculência de Bolsonaro e que não quer nem ouvir falar em Dilma Rousseff terá um imenso dilema pela frente:

Garantir ao PT mais quatro anos de governo — incluindo aí trazer até a própria Dilma de volta ao governo, já que Haddad desconversou sobre a possibilidade de tê-la como futura ministra — ou lançar o Brasil no imenso desconhecido que seria eleger Jair Bolsonaro presidente.

E isso acontece por um aparente paradoxo: embora as candidaturas de Haddad/Manuela e de Bolsonaro/Mourão sejam amplamente rejeitadas pelo eleitor médio, elas são também as únicas candidaturas que contam com o apoio de eleitores fiéis.

Pesquisas eleitorais mostram que dois terços do eleitor de Haddad e de Bolsonaro dizem ter certeza de seu voto. São pessoas que estão convencidas de suas escolhas e que não abrem mão de jeito nenhum de eleger esses candidatos.

Já quem vota em Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Marina Silva, João Amoedo, Henrique Meirelles e Álvaro Dias até tem convicção do voto, mas não a ponto de não abrir mão de suas escolhas em nome do chamado voto útil.

O problema é que só dois nomes vão ao segundo turno.

E, hoje, pelo andar da carruagem, quem deverá ir para esse tira-teima eleitoral são Haddad e Bolsonaro, que somam de 45% das intenções de votos.

Os votos somados dos outros seis candidatos mais ao centro (Ciro, Alckmin, Marina, Amoedo, Meirelles e Álvaro Dias) representam, juntos, 25% do eleitorado.

Outros 25% ainda não decidiram em quem votar.

Em resumo: 45% dos brasileiros querem ou Haddad ou Bolsonaro presidente. E 55% não querem nenhum dos dois.

E é aí que entra uma reflexão pessoal:

Se mais de metade dos brasileiros não quer nem ouvir falar em mais quatro anos de PT ou em Bolsonaro/Mourão, não seria o caso dos demais candidatos que orbitam no chamado centro se unirem em torno de uma única candidatura?

Sem uma candidatura que pacifique o país estaremos condenados a mais quatro anos de crises políticas, vivendo sob o risco de um novo impeachment (seja de Haddad ou de Bolsonaro) ou de uma situação ainda mais nebulosa para a democracia: a ameaça de intervenção militar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*