«

»

abr 02 2015

ARTIGO: SEM HABITE-SE, FALTA TUDO

WILON WANDER LOPES

Falta de habite-se!
Este é um dos problemas mais sérios do DF. E a culpa é do GDF.

Sem entrar no problema da corrupção, que até deu prisão de administradores em Taguatinga e Águas Claras, e que tem que ser mesmo combatida com rigor, toda uma enorme cadeia (ops!) de atividades fica prejudicada.

Se o adquirente não recebe o apartamento, já que o financiamento não saiu por falta do documento que deveria ser expedido pelo GDF, ele não muda da casa antiga.

Se não muda, deixa de haver um negócio novo, de cara: aluguel ou venda da casa antiga. E o governo deixa e arrecadar tributos deste negócio…

Se ele não muda, o caminhão deixa de fazer um frete. Gente que gostaria de comprar os móveis velhos fica frustrada porque não aconteceu a mudança.

O adquirente também deixa de comprar móveis novos, não adapta a nova casa a seus estilo, o que implica em não comprar cortinas, piso, box, troca de algum equipamento, instalações elétricas e hidráulicas a seu jeito.

Mais um monte de outras coisas não acontecem (e aqui, se houvesse tempo e espaço, eu relacionaria mais de cem, entre as quais o emprego de novos porteiros, jardineiros, montadores de móveis, ajudantes de tais atividades em todos os sentidos).

E o governo deixa de arrecadar tributos e não promove o bem-estar – para o qual foi criado e é mantido…

Isso deixa a economia em temerário compasso de espera. Como não há venda e os custos são fixos, os comerciantes, que não vendem, demitem. Demitido, quem não sofre? E haja encrenca em casa, frustrações, desajustes… até brigas de vizinhos, de parentes que esperavam uma vaga na casa nova…

E o pior é o que acontece com o sonho do adquirente: ele se esforçou, quebrou pedras, sacrificou desejos menores para alcançar o sonho da casa própria – ou da nova casa – e fica num limbo de desesperança que, às vezes, até desestrutura a família.

E a frustração gera imagem negativa, se espalha por todos os lados…
E aí ele fica com uma raiva danada – vai pro bar, enche a cara e bota pra fora sua indignação: fala mal dos empresários e do governo… e dali para um hospital ou para uma delegacia de polícia é um pulo.

Dá pra rir ou pra chorar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*