«

»

jul 27 2022

BRASIL PERTO DE DEFLAÇÃO

Analistas econômicos fortalecem a tese de que o Brasil pode registrar deflação durante dois meses, em função da queda de preços nos combustíveis e na energia.

Ontem, prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgada pelo IBGE, mostrou inflação oficial de apenas 0,13% em julho.

A taxa é menor que as de junho deste ano (0,69%) e de julho de 2021 (0,72%). E é a menor taxa mensal do IPCA-15 desde junho de 2020 (0,02%).

Mesmo assim, o indicador acumula inflação de 5,79% no ano e de 11,39% em 12 meses.

O maior impacto da prévia da inflação em julho veio do grupo alimentação e bebidas, com alta de preços de 1,16% no período.

Entre os alimentos que mais colaboraram com a alta de preços, está o leite longa vida, que subiu 22,27%.

O resultado favorável em julho foi influenciado pelas quedas de preços dos combustíveis (-4,88%), em especial a gasolina (-5,01%) e o etanol (-8,16%).

 

PIB – FMI (Fundo Monetário Internacional) passou a estimar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil neste ano em 1,7%, bem acima da previsão de 0,8% calculada em abril .

No entanto, o Governo Federal prevê crescimento do PIB de 2% este ano.

 

INSUMOS – A escassez ou o encarecimento de insumos afeta 22 de 25 setores da indústria, revela levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No segundo trimestre deste ano, o setor mais afetado foi o das indústrias de impressão e reprodução, com 71,7% das empresas citando o problema. Em seguida, vêm os setores de limpeza, perfumaria e higiene pessoal (70%) e indústrias de veículos automotores (69,8%).

Os empresários acreditam que a situação se normalizará apenas em 2023.

 

AÇO – Ministério da Economia confirmou que Reino Unido e Estados Unidos decidiram flexibilizar medidas tributárias protetivas sobre a importação de chapas de aço e de produtos de aço laminados a frio do Brasil.

Eliminadas as salvaguardas, o aço brasileiro se torna comercialmente ainda mais competitivo.

 

SIMONE – Tribunal Superior Eleitoral autorizou a realização hoje, por meio digital, da Convenção Partidária do MDB que deve definir a senadora Simone Tebet como candidata à Presidência.

Fica mantida a dúvida sobre o nome do senador Tasso Jereissati (PSDB) como possível vice da Simone.

 

DEBATE CNN Brasil suspendeu debate com os candidatos à Presidência programado para 6 de agosto.

A decisão foi tomada porque as campanhas dos candidatos Lula e Bolsonaro não confirmaram presenças.

 

BRASIL – No Brasil, Média Móvel de Mortes pela Covid-19 sobe para 233/dia.

Ontem, registrados 351 óbitos, elevando o total a 677,4 mil.

 

VARÍOLA – Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte que o Brasil tem o oitavo maior número de casos da doença varíola do macaco no mundo.

O Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) acha que existe uma espécie de “silêncio epidemiológico” sobre o vírus monkeypox. O patógeno pode estar se espalhando sem que tenha sido detectado de forma adequada.

Cada estado está agindo de forma independente e tem critérios próprios de testagem e acompanhamento de casos, afirma o Conass, pedindo uma coordenação nacional para atualizar e padronizar a estratégia.

 

EUROPA – União Europeia (EU) apoia a redução voluntária de 15% no uso de gás durante o inverno.

Isso porque há o temor de que a Rússia ordene o fechamento completo do gás para a Europa.

 

UCRÂNIA – O Governo brasileiro determinou ontem que o embaixador do Brasil na Ucrânia, Norton Rapesta, reinstale a Embaixada Brasileira em Kiev, desativada desde o início da guerra.

 

ECONOMIA – Dólar  fechou ontem a R$ 5,349, com recuo de 0,38%.

Índice Ibovespa, da Bolsa de Valores, atingiu 99.772 pontos, com recuo de 0,5%.

Há expectativa no mercado financeiro global à espera de reunião do Fed (Banco Central dos Estados Unidos) desta semana, que poderá aumentar os juros básicos em 0,75 ponto percentual para segurar a inflação.

Por RENATO RIELLA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*