«

»

jul 24 2020

Brasília inaugura hoje o primeiro laboratório de testes da tecnologia 5G no Brasil

Laboratório de testes 5G em Brasília — Foto: Divulgação

O Distrito Federal vai ter, a partir de hoje (24), o primeiro laboratório de testes da internet móvel de quinta geração (5G) do país. O espaço fica no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) e permite que o público utilize equipamentos capazes de operar a tecnologia, que está sendo ativada de forma limitada no Brasil. A inauguração está marcada para as 10h30.

No local, os usuários poderão usar aparelhos conectados à rede 5G, que promete ser 10 vezes mais rápida que a 4G. Além disso, terão a oportunidade de participar de uma simulação do processo de produção de uma fábrica, por meio da realidade virtual.

As visitas são gratuitas e devem ser feitas por meio de agendamento. Para marcar um horário, é necessário entrar em contato com o Biotic pelo e-mail bioticsa@bioticsa.com.br.

Segundo a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), responsável pelo parque tecnológico da capital, o objetivo da iniciativa é criar uma experiência que demonstre os diversos usos da rede 5G, apresentando a tecnologia e as transformações que a quinta geração da internet representam.

No mês de julho, duas operadoras de telecomunicações lançaram o serviço 5G de forma limitada, em alguns bairros de capitais pelo país. Até setembro, a previsão é de que mais uma empresa ofereça a tecnologia.

Hoje, a operadora Vivo disponibiliza o sinal nos seguintes locais de Brasília: Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios e shoppings. Atualmente, apenas um aparelho de celular disponível no Brasil suporta o 5G.

Está previsto para 2021 um leilão de frequências da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que a tecnologia seja oferecida de forma mais ampla. Inicialmente, o processo deveria ocorrer neste ano, mas, com a pandemia do novo coronavírusa agenda sofreu atraso.

Com informações de G1

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*