«

»

jun 15 2018

Brasília Junina inicia hoje circuito de festejos em sete regiões administrativas

Neste fim de semana começam os arraiás do Circuito Brasília Junina 2018, realizado pela Secretaria de Cultura em parceria com a Associação Imaginário Cultural. A maratona de festas começa hoje (15) e vai até o dia 29 de julho, passando por sete localidades do Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (Ride).

Ceilândia é a primeira cidade a receber circuito nos dias hoje, amanhã e domingo, na Praça do Trabalhador. A programação circulará pelo Paranoá, Sobradinho, São Sebastião, Taguatinga, Samambaia e Águas Lindas de Goiás. As atrações contemplam 40 quadrilhas juninas, 15 trios de forró e apoio aos festejos juninos tradicionais do DF e Ride.

Em cada cidade que recebe o circuito é montada a Arena Brasília Junina. A estrutura abriga artistas e público com área para apresentações de dança e música, praça de alimentação com comidas típicas e espaço para expositores de artesanato.( Veja a programação abaixo)

Ao todo, o investimento público este ano é de R$1,8 milhão. Este é o terceiro ano que a Secretaria de Cultura realiza o Circuito Brasília Junina, com o objetivo de mapear, valorizar e fomentar a cadeia produtiva dos grupos que promovem a tradição dos festejos juninos, expressões tradicionais da cultura popular brasileira.

Pela primeira vez, toda a organização do circuito está sendo feita em conjunto com uma organização da sociedade civil, selecionada por meio de chamamento público: a Associação Imaginário Cultural. Esse modelo, que permite fortalecer a participação da comunidade na execução de políticas públicas,  segue as diretrizes do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e os princípios da Lei Orgânica de Cultura do DF (LOC).

O Circuito Brasília Junina vem crescendo,da primeira para a segunda edição, o número de grupos participantes quase dobrou, passando de 27 para 40.

Programação:

Paranoá – dias 22,23 e 24, a partir das 18h, na Praça Central, ao lado da Administração Regional.

Sobradinho- dia 23, às 18h,- a 56ª Festa do Bumba Meu Boi do Seu Teodoro, na Quadra 15.dias

Águas Lindas – dias 29 e 30 de junho e ainda 1º de julho, na Praça do Shopping.

São Sebastião – dias 6,7 e 8 de julho, no Parque de Exposições

Taguatinga –  dias 20, 21 e 22 de julho,a partir das 18 h, na Praça do Arimatéia.

Samambaia – dias 27,28 e 29 de julho, no estacionamento da 308 Sul, em frente a Igreja de Santa Luzia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*