A Secretaria de Esporte e Lazer e Ministério da Cidadania trazem para Brasília, pelo segundo ano consecutivo, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
A nova edição da maior competição universitária da América Latina, marcada para a segunda quinzena de setembro de 2022, deve repetir o sucesso do evento realizado no ano passado.
“Receber milhares de atletas aqui na edição do ano passado teve um significado muito grande para nós, porque marcou a reabertura da nossa cidade para o recebimento de grandes eventos esportivos nacionais e internacionais”, afirma a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira. “Por determinação do nosso governador Ibaneis Rocha, após meses de muito trabalho e comprometimento, conseguimos entregar um evento incrível, que já entrou para a história do esporte do DF.”
O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, comemora a novidade: “É uma honra anunciar que os Jogos Universitários Brasileiros serão sediados em Brasília novamente. A capital federal mostrou extraordinárias condições na recepção da edição de 2021, e, mesmo durante a pandemia, o evento foi um enorme sucesso”.
Nesta semana ocorreu a reunião que confirmou o nome de Brasília como sede do evento. Além da SEL e da CBDU, organizadora da iniciativa, estiveram presentes representantes do Ministério da Cidadania e a deputada federal Celina Leão. “Temos certeza de que, a exemplo de outras edições, os Jogos Universitários Brasileiros deste ano em Brasília serão um sucesso”, reforçou o titular da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães.
“Acredito que Brasília, como capital do País e celeiro de grandes atletas, volta a ocupar seu espaço dentro da rota dos grandes eventos esportivos”, ressaltou a deputada federal Celina Leão. “Ter a oportunidade de receber pelo segundo ano seguido os jogos universitários, competição que já revelou tantos talentos, confirma que estamos caminhando na direção certa.”
Em 2021, a 68ª edição do JUBs trouxe cerca de 4,5 mil pessoas, entre atletas, comissão técnica, voluntários e profissionais de organização de todo o Brasil, chegando a movimentar mais de R$ 12 milhões na cadeia econômica local. Durante oito dias, estudantes de 400 instituições atuaram na área de esportes tradicionais, eletrônicos e adaptados de 26 modalidades diferentes. Antes do ano passado, a última vez que a cidade havia recebido o evento foi em 2006.
O governador Ibaneis Rocha também destaca a hospitalidade da população do DF: “Vamos receber os atletas de braços abertos e com muito entusiasmo. É um orgulho para o DF sediar mais uma edição do JUBs pelo segundo ano consecutivo. Temos uma população que gosta e vibra com esportes e mostrou isso no ano passado”.
Foto: Agência Brasil