«

»

set 16 2014

BRASÍLIA TEM UM FESTIVAL DE CINEMA HÁ QUASE 50 ANOS

RENATO RIELLA

É um fenômeno! Começa hoje (16) a 47ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Parece incrível, mas em 2015 este evento completará 50 anos.

Passou por ditadura, por graves mudanças de governo, por falta de dinheiro e até pelo desmanche do cinema brasileiro, ocorrido no governo do famigerado Fernando Collor. O certo é que sobreviveu e está forte.

Até o próximo dia 23, o público terá a oportunidade de acompanhar mais de 60 filmes, que farão parte das mostras competitivas e paralelas.

Este ano, a noite de abertura vai homenagear Glauber Rocha, com a exibição do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, que completa 50 anos.

O evento, realizado para convidados, contará também com a apresentação da Orquestra de Câmara, formada por parte dos músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Os músicos vão interpretar a Bachiana nº 5, de Heitor Villa-Lobos, que faz parte da trilha sonora do filme.

Além das exibições no Cine Brasília, o festival ocupará o Museu Nacional da República, escolas públicas em outras cidades do Distrito Federal, como Taguatinga, Gama, Sobradinho e Ceilândia, e campi das universidades de Brasília (Plano Piloto, Ceilândia e Planaltina), do Iesb e da Católica.

Para acompanhar a programação completa do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, basta acessar www.festbrasilia.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*