«

»

nov 29 2017

Caixa de Pandora: Justiça condena Fayed Traboulsi por lavagem de dinheiro

O doleiro Fayed Traboulsi e outras dez pessoas foram condenadas à prisão por crimes de lavagem de dinheiro e peculato na Operação Caixa de Pandora, que desarticulou um esquema de corrupção no Distrito Federal conhecido como “mensalão do DEM”.

Por ter mais de 70 anos, o ex-governador Joaquim Roriz teve a pena prescrita. O delator do esquema, Durval Barbosa, recebeu perdão judicial por ter colaborado com as investigações

De acordo com o Ministério Público, autor da denúncia, o grupo montou um esquema que permitiu o uso de recursos públicos no financiamento da campanha eleitoral de Roriz ao GDF em 2002. A Codeplan e o Instituto Candango de Solidariedade (ICS) teriam sido usados como intermediários no esquema de propina, que celebrava contratos sem licitação com as empresas Linknet e Adler.

Ainda segundo o MP, por meio dessas parcerias, eram emitidas notas fiscais frias que simulavam a prestação de serviços não realizados. Parte do dinheiro repassado às empresas como pagamento pelos falsos contratos teria sido, então, usada no financiamento da campanha de Roriz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*