«

»

nov 11 2020

Câmara Legislativa do DF ganha novo portal para melhor acesso da comunidade

O lançamento será transmitido pela TV Web CLDF, e a Mesa Diretora convida parlamentares, imprensa e população a conhecerem as novas funcionalidades. Após a exibição de um vídeo explicativo, o presidente e o vice-presidente da Casa, deputados Rafael Prudente (MDB) e Delmasso (Republicanos), farão a virada de chave do portal.

“Ao aprimorarmos as ferramentas de comunicação com o cidadão, ampliamos o espaço democrático de discussão e de participação”, destaca Prudente. Já Delmasso, responsável pelas coordenadorias de Informática e de Comunicação da Casa, ressalta que a capital federal será presenteada com “um portal inovador, transparente e de fácil acesso”.

Entre as inovações, um dos destaques é que o Portal da CLDF se adapta à tela do seu celular ou tablet. Acessibilidade também foi prioridade no trabalho de elaboração da ferramenta, o que resultou em opções para aumento do tamanho das letras, do contraste e a possibilidade de leitura por parte de softwares para pessoas com deficiência visual e auditiva (Libras).

O novo portal permite maior interação com as redes sociais da Casa. Além de trazer atalhos para os perfis da CLDF no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Flickr, as notícias produzidas poderão ser compartilhadas direto do portal. Com a atual ferramenta, os links de notícias não tinham visualização adequada no Facebook e no WhatsApp, o que dificultava o debate público sobre a atuação da Câmara Legislativa em suas atividades de legiferação, fiscalização e representação.

Com uma ferramenta de internet atualizada, a CLDF vai poder lançar projetos para estreitar sua relação com a população. O primeiro a ser inaugurado será o Portal da Transparência, um espaço onde todas as informações financeiras e de atuação legislativa serão mostradas de forma atraente e mais intuitiva, com uso de gráficos gerados a partir dos sistemas de dados da Casa.

Os projetos seguintes serão a criação da página daAgência CLDF, com notícias e conteúdos multimídia, e a ampliação da participação popular no Legislativo por meio de uma página onde o cidadão poderá avaliar as proposições legislativas em tramitação. Os novos projetos serão desenvolvidos por servidores da Coordenadoria de Modernização de Informática (CMI), da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), e do Comitê de Gestão da Informação Digital (CGID), em parceria com empresa contratada por pregão eletrônico.

Com informações de Ascom/CLDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*