«

»

abr 07 2014

Catarata pode ter atendimento total no df

Rafael Barbosa largou o cargo de secretário de Saúde do DF no último dia 5 (dizem que pode ser candidato a deputado federal), mas deixou um benefício incrível à população de Brasília: as Carretas Oftalmológicas, que têm capacidade de fazer 250 operações de catarata por dia.

A nova unidade pode realizar até 800 consultas por dia, marcando as cirurgias para um prazo curto, quando há gente no DF que está em casa, sem enxergar, há anos e anos. Com uma cirurgia simples, feita em alguns minutos, essas pessoas deixarão de ser cegas e voltarão a ter uma vida normal.

A previsão é de que, ainda em abril, mais de três mil cirurgias sejam feitas, com a perspectiva de zerar a fila da catarata no DF, segundo declaração do governador Agnelo Queiroz (se isso acontecer, vai começar a vir gente de muitos estados para fazer a cirurgia em Brasília).

Na Carreta, os pacientes são atendidos por uma equipe com oito oftalmologistas e um anestesiologista. Além disso, 65 profissionais prestam apoio aos atendimentos. Até o dia 15 de abril, a Carreta Oftalmológica funcionará ao lado da nova UPA de Ceilândia, no antigo Ceilambódromo. As consultas e cirurgias são realizadas das 6h às 17h, inclusive aos fins de semana.

Para ter acesso ao serviço, o paciente deve procurar o centro de saúde mais próximo de sua residência para que possa ser cadastrado, inserido no Sistema de Regulação (SISREG) e chamado, por telefone, para o atendimento na carreta.

A catarata é mais comum em idosos, mas pode surgir até em crianças.

O sistema de atendimento é dividido em três carretas: uma para consultas, com quatro consultórios totalmente equipados; outra destinada ao centro cirúrgico e a terceira para depósito de medicamentos, material descartável e aparelhos.

O modelo das Carretas Oftalmológicas é o mesmo utilizado com sucesso nos estados do Pará, Acre, Bahia e Minas Gerais.

Fora, iniciados também mutirões de cirurgia oftalmológica no Hospital de Base e no Hospital Regional de Taguatinga. Os procedimentos de plástica ocular, cirurgia de catarata, pterígio, estrabismo, glaucoma e retina ocorrem durante a noite e nos fins de semana.

Consultas e exames oftalmológicos são realizados em oito hospitais da rede pública de Saúde. São eles: HBDF, Hran, HRG, HRT, Hospital Regional de Sobradinho (HRS), Hospital Regional do Paranoá (HRPa) e Hospital Regional do Guará (HRGu), além da parceria com o Hospital Universitário de Brasília (HUB) para transplantes de córnea, glaucoma e vitrectomia.

Para ter acesso ao atendimento ambulatorial, os pacientes atendidos pela primeira vez e os que procuram retorno devem ir ao Centro de Saúde mais próximo de sua residência para serem inseridos no SISREG.

A SES/DF entrará em contato com o paciente, informando o dia, a hora e a unidade de saúde em que a consulta ou o exame será realizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*