«

»

jun 05 2013

CINCO MIL JORNALISTAS EM BRASÍLIA? SOCORRO!

RENATO RIELLA

No período perto do dia 15 de junho, quando haverá em Brasília o jogo Brasil x Japão, pela Copa das Confederações, estarão muitos milhares de turistas na nossa cidade. Aproveito para falar de um público que conheço bem: os jornalistas.

São esperados cerca de cinco mil seres representantes dessa raça complicada de onde me origino, a comunicação. São editores, repórteres, fotógrafos, iluminadores, técnicos de som, produtores, comentaristas esnobes e toda variação de gente, todos com a credencial de Press e muita pressa, arrogância, agitação, destemor e vontade de se divertir de qualquer modo, nas horas vagas.

Fiz coberturas de grandes viagens ao exterior e ao Brasil, em companhia de jornalistas experientes. Numa viagem presidencial, na década de 80, fui ao Japão e me entusiarmei com algumas coisas que vi em solenidades, aplaudindo com força. Autimaticamente, recebi uma cotovelada de cada lado das costelas e o berro no ouvido: “Porra, jornalista não bate palma!”

Jornalista é assim mesmo. O mundo pode estar se derretendo de emoção, mas a gente permanece impassível, com olhar fixo no sangue ou nas lágrimas dos outros, papel e caneta na mão (ou gravador), esperando os desfechos. Se bater palma, tome cotovelada na costela para deixar de ser babaca!

É esse tipo de gente que vai chegar aos montes a Brasília, com o agravante de serem todos jornalistas esportivos. São esperados mais de cinco mil exemplares desses indivíduos ruidosos, portadores de tênis caríssimos e muita vontade de conhecer a cidade à noite, a qualquer custo.

Assim, não me assusto se tiverem problemas nas madrugadas do Conic ou do Setor Comercial Sul, ou mesmo no escurinho do lado de fora do Beirute.

Espero que o governador Agnelo Queiroz mande reforçar muito o policiamento nas áreas mais tipo “inferninho” da cidade. Caso contrário, o índice de sequestros relâmpagos vai crescer muito no meio de junho.

E haja confusão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*