«

»

jul 30 2020

CLDF discute hoje casos de maus-tratos de animais domésticos

Os casos de abandono e de maus-tratos de animais domésticos têm crescido durante a pandemia do novo coronavírus, segundo apontam ONGs.

Para além da situação de bichos de estimação e de animais domesticados, as recentes denúncias de criação de animais silvestres e exóticos em cativeiro acendeu o debate sobre a causa animal.

O assunto será o foco da “Live CLDF” de hoje (30). Transmitido ao vivo pela TV Web, a partir das 17h, o programa vai contar com a participação dos deputados Daniel Donizet (PSDB) e Roosevelt Vilela (PSB), ambos da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais da Câmara Legislativa.

“A sociedade não aceita mais a crueldade contra os animais e está ciente de que há mecanismos jurídicos para coibir essa prática. É nossa responsabilidade criar mais meios de combate aos maus-tratos a animais. Já não basta o sofrimento de tantos cachorros e gatos que estão abandonados, com fome, especialmente nesse período de pandemia? Devemos ser mais duros com os agressores para pôr um fim em tudo isso”, argumenta Donizet.

O parlamentar tucano é autor de uma série de projetos voltados à proteção animal; muitos dos quais já viraram lei no Distrito Federal, a exemplo da proibição de rinhas, da autorização do transporte de pets em ônibus e metrô, e da proteção dos chamados “animais comunitários”. Outras proposições do distrital seguem em tramitação na Casa, como a que proíbe o uso de coleiras de choque.

Já o deputado Roosevelt Vilela é o responsável pela lei de criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinário (SamuVet) no DF. O objetivo é permitir o atendimento 24h de animais atropelados em vias públicas, que estejam em situações de risco e/ou que tenham sofrido maus tratos. “A implementação do SamuVet trará grandes benefícios sociais e ambientais para DF, além de contribuir para a conscientização da população sobre a importância de um tratamento digno aos animais”, afirma.

Com informações de Ascom/CLDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*