A Câmara Legislativa publicou hoje (26)uma lista com todos os concursos previstos para serem feitos no DF em 2019. São esperadas 21.172 novas vagas, divididas em 30 órgãos, como a própria Câmara, o Tribunal de Contas e o Executivo – como secretarias ou a Polícia Civil.
A previsão de impacto no orçamento é de R$ 1,11 bilhão já em 2019 – o mesmo montante que o GDF planeja usar para investimentos no ano que vem. Só o concurso da Secretaria de Educação deve agrupar quase a metade (47%) do total de vagas anunciadas: 10.049.
A relação divulgada hoje faz parte da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada no fim de junho, antes do recesso parlamentar. Agora, o assunto está na mesa do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que ainda pode vetar alguns concursos ou vagas.
A LDO é uma espécie de “esboço” do orçamento do próximo ano. A versão final é aprovada apenas no fim do ano, com a Lei Orçamentária Anual (LOA).
O projeto aprovado pela Câmara é diferente do que foi proposto incialmente pelo governo.
Entre as alterações, está a previsão de criação ou provimento de cargos para a recomposição do quadro de diversos órgãos, como o Metrô-DF e a Secretaria da Criança; a recomposição salarial de diversas categorias, como na Secretaria de Educação; e a execução de obras não previstas pelo governo.