A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou, ontem (8), o Agro.BR Mulheres, uma iniciativa para apoiar pequenas e médias empresárias rurais que queiram exportar seus produtos.
O Agro.BR é um projeto realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que busca a internacionalização de produtos agropecuários brasileiros e a diversificação da pauta exportadora do País.
O seminário de lançamento teve a moderação da diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori. A assessora Rita Padilla apresentou o projeto e como ele irá funcionar. “O principal objetivo é engajar e preparar as mulheres do meio rural para alcançar resultados baseados em indicadores comerciais e de desempenho”.
Segundo Rita, o projeto foi estruturado com base em três pilares. “O primeiro é estruturar um alicerce forte, onde elas possam adquirir conhecimento técnico e sejam instruídas para que consigam desenvolver habilidades e competências que ainda não possuem. O segundo é a geração de negócios, em que serão apresentadas ferramentas para promover oportunidades, como rodadas e missões internacionais”.
Já o terceiro pilar é a criação de conexões para promover a troca de experiências e criar uma rede de apoio a essas mulheres. “A iniciativa conta com sete mentores e 14 mulheres mentoradas que possuem o mesmo nivelamento na trilha do Agro.BR e que nunca exportaram diretamente”, explicou Padilla.
Alguns dos produtos das empresárias são palmito, nibs de cacau, chás, castanha de caju, café, chocolate, mel, azeite, cachaça, frutas e legumes.
Fonte: Ascom/CNA
Foto: EBC