«

»

fev 27 2023

CNI e Sebrae lançam hoje chamada para aperfeiçoar ambientes de inovação

CNI e Sebrae lançam chamada para aperfeiçoar ambientes de inovação

Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae) lançam, hoje (27), chamada pública para qualificar dez ambientes promotores de inovação, no âmbito do Programa de Internacionalização CNI-Sebrae.

Cada projeto selecionado receberá apoio financeiro de R$ 50 mil. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 31 de março pelo site do programa.

Pelas regras previstas no edital, os ambientes de inovação precisam ter sede no Brasil e deverão mapear e cadastrar tecnologias por meio do atendimento a startups e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), públicas ou privadas. Tudo isso com objetivo de consolidar o que há de mais disruptivo no país e promover sua inserção em plataforma internacional de gestão da inovação.

Espaços propícios à inovação e ao empreendedorismo, que constituem ambientes característicos da economia baseada no conhecimento. Os ambientes são responsáveis por realizar a articulação entre empresas, diferentes níveis de governo, instituições científicas, tecnológicas e de inovação, agências de fomento ou organizações da sociedade civil.

Um trabalho que pode envolver tanto os “ecossistemas de inovação” quanto os “mecanismos de geração de empreendimentos”. Vamos entender a diferença entre eles:

– Ecossistemas de inovação: agregam infraestrutura e arranjos institucionais e culturais, que atraem empreendedores e recursos financeiros. Além de potencializar o desenvolvimento da sociedade do conhecimento e compreendem, entre outros, parques científicos e tecnológicos, cidades inteligentes, distritos de inovação e polos tecnológicos.

– Mecanismos de geração de empreendimentos: promotores de empreendimentos inovadores e de apoio ao desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica, que envolvem negócios inovadores, baseados em diferenciais tecnológicos e buscam a solução de problemas ou desafios sociais e ambientais.

CNI e Sebrae firmaram convênio que prevê cooperação técnica e financeira, com o objetivo de mobilizar, ampliar e facilitar o acesso de pequenas, médias e grandes empresas brasileiras à ecossistemas internacionais de inovação de referência. Durante os três anos de vigência do convênio, estão previstas seis chamadas públicas nacionais para seleção e engajamento dos públicos.

Os representantes das startups selecionadas vão participar, inicialmente, de uma capacitação virtual de um mês, com encontros semanais. Ao fim da primeira etapa, sete startups serão selecionadas para participar, entre junho e julho de 2023, de um programa de residência presencial de 10 dias, intitulado “Land-to-Launch”, que acontecerá em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Fonte/arte  Ascom/CNI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*