«

»

nov 05 2014

COMO SEMPRE, GOIÁS VAI MANTER O ENTORNO ABANDONADO

RENATO RIELLA

O governador eleito Rodrigo Rollemberg está tentando fazer tudo de forma perfeita, nesta fase de transição, mas acaba cometendo os mesmo erros de governadores anteriores, que não eram tão bem intencionados assim.

Falo sobre o encontro dele com o governador reeleito de Goiás, Marconi Perillo, tentando traçar uma parceria que possa reduzir as carências do chamado Entorno de Brasília em todas as áreas.

Coitado do Rollemberg! Está sendo enrolado, como aconteceu com todos os seus antecessores.

Para os políticos goianos, o Entorno é um problema dos brasilienses. Eles não estão nem aí para a sobrevivência de mais de um milhão de pessoas que moram em Águas Lindas, Brasilinha, Cidade Ocidental, Novo Gama e muitos outros municípios que vivem mesmo em função da Capital Federal.

Permanece aquela filosofia de comprar ambulância para mandar os doentes serem internados no Hospital de Base ou no Hospital do Gama.

Nessa fase pós-eleitoral, gente como Marconi Perillo tira fotos com o novo governador do DF, sabendo que não vai cumprir as promessas feitas, porque o Entorno de Brasília é mesmo um problema de Brasília.

Cadê os hospitais ou mesmo outras formas de atendimento de saúde para a população que trabalha no DF, mas mora em Goiás?

O governador Agnelo Queiroz e o seu então secretário de Saúde, o não eleito Rafael Barbosa, foram advertidos diversas vezes que deveriam introduzir no DF o Cartão Nacional de Saúde, do Datasus, disponibilizado de graça pelo Ministério da Saúde – mas nada fizeram.

Participei de um encontro no qual Agnelo reconheceu que o Cartão Nacional seria muito útil a Brasília. Se todo paciente atendido no DF recebesse esse Cartão, poderíamos ter, com certeza, os dados sobre cidadãos goianos que freqüentam os hospitais da Capital Federal.

Hoje são citados números não confiáveis e há até quem diga que metade dos atendimentos feitos nos hospitais do DF vem do Entorno. Provavelmente isso é um exagero, mas vem mesmo muita gente para cá.

Uma das primeiras providências que Rollemberg precisa tomar é a implantação do Cartão do Datasus no território do DF. Com isso, poderá exigir recursos compensatórios sobre atendimentos comprovadamente vindos de fora do DF.

O mesmo vale para o setor de transportes, pois as ruas de Brasília são impactadas por milhares de veículos vindos do Entorno. A condição dos ônibus que ligam as cidades goianas ao DF é péssima e isso cria problemas diversos.

Mas não dá para acreditar que o governo reeleito de Goiás vá lutar para melhorar esse quadro. Por enquanto, o que se tem é uma foto de dois governadores eleitos e sorridentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*