«

»

nov 10 2014

CONSELHO DE SAÚDE DO DF DISCUTE CRISE DO SETOR DE FORMA EMERGENCIAL

O Conselho de Saúde do DF vai pegar fogo amanhã (terça), a partir das 9h, na sua reunião ordinária. A nova secretária de Saúde, Marilia Coelho Cunha, vai apresentar aos conselheiros razões que justifiquem remanejamentos orçamentários de urgência neste fim de governo.

Quem estará presente também é o coordenador do Grupo de Saúde do governo de transição, Tiago Araújo Coelho de Souza, que tomará pé da situação para passar a realidade constatada ao governador eleito Rodrigo Rollemberg.

O setor de Saúde tem apresentado situações dramáticas neste fim do governo Agnelo Queiroz, por falta de recursos em áreas estratégicas.

A maior crise, mais visível, ocorre na área de alimentação das unidades hospitalares. Nos últimos dois meses, a empresa contratada, que já presta esse serviço há mais de 40 anos (Sanole), até já suspendeu o fornecimento de comida, alegando falta de pagamento por parte da Secretaria de Saúde.

Por isso, o Conselho de Saúde vai discutir o remanejamento orçamentário, de modo que recursos financeiros possam ser deslocados de forma emergencial para áreas mais críticas.

O presidente do Conselho de Saúde do DF é Helvécio Ferreira, representante da sociedade civil, como presidente do Clube de Saúde (Associação dos Profissionais de Saúde Pública do DF).

Helvécio informa que levará à reunião de hoje o dado assustador sobre absenteísmo entre os profissionais do DF, com afastamento do trabalho de 42%, o que consome grande parte dos recursos do setor e reduz a capacidade de atendimento.

O Conselho de Saúde vai se reunir durante toda a manhã na sua sede, no Centro Empresarial Parque Brasília, no Setor de Indústrias Gráficas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*