«

»

mar 17 2020

CRM do DF pede que Secretaria de Saúde adie cirurgias eletivas

O CRM quer também que as atividades ambulatoriais de menor complexidade sejam suspensas nas instituições de saúde, mantendo assim apenas atendimentos de urgência e emergência. Um ofício foi encaminhado à pasta.

O pedido do CRM se baseia, segundo a entidade, no aumento dos casos do novo coronavírus. “A pandemia está gerando grave impacto sobre o sistema de saúde”, afirmam os médicos.

Segundo o conselho, o pedido é baseado na Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional emitida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Veja as notas do CRM e da Secretaria de Saúde do DF.

Leia a nota do CRM na íntegra

“Em razão da exponencial disseminação do novo coronavírus (SARS Cov-2) e o grave impacto sobre o sistema de saúde, que pode gerar falta de leitos de UTI e respiradores, o CRM-DF encaminhou um ofício à Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) em que pede que as cirurgias eletivas sejam canceladas nos hospitais públicos e universitários do DF, com exceção dos procedimentos oncológicos e cardiovasculares.

Além disso, recomenda ainda que, nas instituições de saúde, sejam suspensas atividades ambulatoriais de menor complexidade, mantendo apenas atendimentos de urgência e emergência.

O requerimento do CRM-DF é baseado na Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional emitida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).”

Confira íntegra do posicionamento da Secretaria de Saúde:

“A Secretaria de Saúde informa que o plano de contingência do coronavírus será atualizado, conforme evolução da doença no Distrito Federal. No momento, não há previsão de suspensão das cirurgias eletivas.

A pasta esclarece que o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-COVID-19 DF) e o Grupo Executivo para Monitoramento e Desenvolvimento de Ações de Prevenção e Mitigação ao COVID 19 permanecem de plantão para que não haja desassistência à população.”

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*