«

»

jul 25 2018

CURSO DE MEDIADORES DE LEITURA PROSSEGUE NESTE SÁBADO, 21, NA BIBLIOTECA NACIONAL DE BRASÍLIA

Prossegue neste próximo sábado, dia 28, das 9 às 17 horas, o curso de “Formação de Agentes Mediadores de Leitura e Memória Literária” que o grupo Grito do Livro está realizando na Biblioteca Nacional com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura – FAC-DF; da secretaria de Cultura.

O curso começou no último dia 21 com 35 pessoas inscritas e vai até o dia 9 de agosto.

Neste sábado, 28, os participantes vão aprender a fazer a mediação da leitura, a incluir os livros e a literatura no cotidiano do seu público de atuação, na família e na vizinhança.

Vão conhecer as partes que compõem os livros, vão aprender a valorizar a construção literária e identificar as partes que comunicam a obra, desde as informações da ficha catalográfica, passando pela capa, pelas ilustrações e pelo conteúdo literário.

“É uma oportunidade de degustação afetiva do livro, de estimular uma paixão pela literatura e de produzir conhecimento sobre a obra literária aos que vão incentivar a leitura em suas comunidades”, diz Cleide Soares, idealizadora e coordenadora do projeto e do movimento cultural.

 

A especialista em Mediação de Leitura, Tatiane Cruz Sousa, vai realizar a formação deste sábado, e chamar a atenção, também, para os baixos índices de leitura em nossa região.

“Precisamos reverter os baixos índices de leitura, conquistar pessoas para apreciarem a literatura e tornarem-se multiplicadoras da paixão pela leitura para, então, criarmos uma onda de leitores no DF”.

O sucesso do primeiro dia foi total. Muitas pessoas se inscreveram e o projeto organizou até um cadastro reserva para novas chamadas. No dia 9 de agosto (quinta-feira), às 14h, será feito um encontro entre os participantes e escritores do DF, na Feira do Livro da Câmara Legislativa do DF.

Foram selecionadas pessoas de Santa Maria, Sobradinho, Sobradinho II, Valparaíso de Goiás, São Sebastião, Samambaia, Vicente Pires, Jardins Mangueiral, Gama, Taguatinga, Recanto das Emas, Ceilândia, professoras de escolas públicas do

Plano Piloto e de outras RAs, agentes de leitura do projeto Mala do Livro e de bibliotecas rurais Arca das Letras.

 

O QUE ROLOU

No sábado inaugural, 21, os participantes aprenderam a elaborar projetos para suas comunidades, estimar custos, buscar financiamento. Também tiveram noção de como organizar ações

voluntárias e solidárias para incentivar a leitura. O foco foi nas possibilidades de colocarem os livros e a literatura ao alcance dos que não têm acesso fácil a bibliotecas, a livrarias e a outras fontes de acesso.

 

SERVIÇO

04 de agosto: das 9 às 17h: Memória Literária, no Território Criativo, anexo à Biblioteca Nacional de Brasília

09 de agosto: às 14h: Encontro com Escritores do DF, na Feira do Livro da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*