O destaque de hoje é o debate presidencial da Rede Globo, nos moldes dos debates estaduais da última terça-feira. Começa às 22h30 e vai até 1h40 de amanhã, sob coordenação do jornalista Wiliiam Bonner.
Confirmados os seguintes candidatos:
Bolsonaro (PL), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Padre Kelmon (PTB), Felipe d’Avila (Novo) E Soraya (União).
A participação mais intensa deve ser de Ciro Gomes. Ontem, ele denunciou a traição dos seus irmãos, no Ceará, os quais resolveram apoiar o candidato Lula.
Ciro luta para assegurar um segundo turno.
PL – Repercutiu ontem nota do partido PL, levantando 24 dúvidas sobre a apuração eleitoral digital. Alega que há risco de intervenção pessoal no processo de contagem de votos. O PL divulgou relatório feito por auditoria contratada.
Tribunal Superior Eleitoral ameaça responsabilizar criminalmente os responsáveis por esse estudo.
CRESCIMENTO DO PIB – Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem que o Brasil crescerá mais do que a China este ano. A previsão do Banco Mundial para o aumento do PIB chinês é de 2,8%.
Guedes argumenta que, se o Brasil não crescer nada daqui até o final do ano, já cresceu 2,8%. Vai ser a primeira vez em 42 anos que o Brasil vai evoluir mais do que a China.
“Fizeram previsões catastróficas. Chegaram até a falar que o nosso PIB iria cair 9,7% no ano passado. Resultado: quem caiu 9,7 foi a Inglaterra; quem caiu 8,7% foi a Itália; quem caiu 7,8% foi a França; quem caiu 5,6% foi a Alemanha; quem caiu 4,5% foi o Japão, e o Brasil caiu só 3,9%”, disse o Ministro.
QUEROSENE – No domingo (1º), Petrobras ajustará para baixo os preços de Querosene de Aviação (QAV), com redução de 0,84% nos valores de venda para as distribuidoras.
Esta é a terceira redução seguida nos preços do QAV, que já haviam sido reduzidos em 10,4% em setembro, e em 2,6% em agosto.
Espera-se, com isso, maior redução nos preços das passagens aéreas.
BEBIDA – Até o momento, Acre, Amazonas, Ceará, Roraima, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná e Tocantins anunciaram Lei Seca na eleição.
INADIMPLÊNCIA – Banco Central (BC) informa que a inadimplência (considerados atrasos acima de 90 dias) tem se mantido estável há bastante tempo, com pequenas oscilações, e registrou 2,8% para cima em agosto.
O endividamento das famílias, relação entre o saldo das dívidas e a renda acumulada em 12 meses, chegou ao recorde de 53,1% em julho, na série histórica iniciada em janeiro de 2005, refletindo o aumento das concessões de empréstimos.
INDÚSTRIA – Preços no setor industrial em agosto de 2022, no Brasil, ficaram 3,11% mais baixos em relação a julho, na maior variação negativa desde o início da série histórica em 2014.
No índice que registra os últimos 12 meses, a taxa para cima ainda é de 12,16%. No acumulado do ano, o indicador atingiu 7,91%.
CONFIANÇA – Índice de Confiança da Indústria (ICI), da Fundação Getúlio Vargas, cai 0,8 ponto em setembro, para 99,5 pontos, na escala de 200 pontos.
SAÚDE MENTAL -Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que cerca de 15% dos trabalhadores adultos no mundo apresentam algum tipo de transtorno mental.
A estimativa é que diagnósticos de depressão e ansiedade custam à economia global algo em torno de US$ 1 trilhão anualmente.
Há recomendações para enfrentar riscos como cargas de trabalho pesadas, comportamentos negativos e outros fatores que geram estresse no trabalho.
A OMS recomenda treinamento gerencial para que se desenvolva a capacidade de prevenir ambientes de trabalho estressantes.
REMÉDIOS – Persiste a falta de antibióticos no Brasil, inclusive nas drogarias, segundo alerta do Conselho de Farmácia de SP, por deficiência no fornecimento de insumos às fábricas.
TRANSPLANTES – Mais de 59 mil pessoas estão na fila de espera de transplante de órgãos no Brasil.
Mas, em 2022, mais de 45% das famílias com casos de morte encefálica não concordaram com a doação dos órgãos do paciente.
Por isso, Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos de 2022.
VACINA – Governo do Rio Grande do Sul prorrogou a multivacinação e a vacinação antipólio para crianças.
Outros governos devem seguir esse modelo, podendo até haver iniciativa por parte do próprio Ministério da Saúde.
No Brasil, a vacinação está longe de atingir a meta de 95%.
ECONOMIA – Dólar fechou ontem a R$ 5,35, com queda de 0,5%.
Índice Ibovespa, da Bolsa de Valores, atingiu 108.451 pontos, com alta de 0,07%.
Por RENATO RIELLA