«

»

abr 17 2015

DECEPÇÃO DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO COM AS REGRAS DA APOSENTADORIA

GIL RIELLA

Como é ruim viver no Brasil do PT!

Eu sou professor da Universidade de Brasília desde 2009, mas entrei no serviço público federal no ano 2000. Portanto, teoricamente, eu tenho direito à aposentadoria integral.

Ao mesmo tempo em que isto é uma coisa boa, é também uma prisão. Eu ainda pretendo trabalhar por muito tempo e não considero que tenha compromisso algum de ter que permanecer trabalhando para o governo brasileiro para sempre.

Pelo contrário, eu gostaria de ter liberdade para fazer o que me der vontade no futuro. Mas, como eu disse, a cada ano que passa o meu custo de oportunidades vai aumentando. Se eu deixar o serviço público federal, perco toda a contribuição que fiz para a minha aposentadoria integral durante todos esses anos.

Dada esta minha preferência por flexibilidade no futuro, aparentemente, tive uma oportunidade de ouro recentemente.

Com a criação do novo regime de previdência complementar, os servidores tinham a opção de solicitar a mudança para o novo regime. No papel, era um negócio fantástico.

A contribuição que você fez durante o período de aposentadoria integral ficaria guardada e, quando você se aposentasse, ela geraria um benefício/diferido especial proporcional ao tempo que você contribuiu para a aposentadoria integral.

No novo regime, você contribuiria para um fundo de previdência e, até um valor equivalente a 8,5% do seu salário, o governo contribuiria com a mesma quantia que você.

E, o melhor de tudo: se você resolvesse abandonar o serviço público, poderia transferir todas as suas reservas para um fundo de previdência privada.

Como eu disse, no papel seria uma solução perfeita para alguém que gostaria de ter a liberdade de escolher opções diferentes no futuro.

Porém, quem seria maluco de voluntariamente colocar o seu dinheiro em um fundo de previdência governamental, em tempos de PT? Eu não fui e tenho certeza de que mesmo os petistas mais ferrenhos não seriam.

Resultado: Estou praticamente preso ao serviço público federal para sempre. Como é ruim viver no Brasil do PT!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*