«

»

jul 31 2023

Defensoria Pública do DF lança cartilha com informações contra o tráfico de pessoas

A Cartilha Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas tem o objetivo contribuir para a prevenção, o combate, o enfrentamento, o acolhimento e a proteção das vítimas do tráfico de pessoas em todas as suas formas, por meio da educação em direitos e da promoção da escuta qualificada.

O documento visa, ainda, a promover o debate sobre o tema, considerando que as discussões acerca do tráfico de pessoas são, por muitas vezes, desconhecidas. Desse modo, o material apresenta a definição e a legislação sobre tráfico de pessoas no Brasil, além de trazer dicas de prevenção e contatos estratégicos para a realização de denúncias.

Para a Subdefensora Pública-Geral Emmanuela Saboya é necessário que existam mecanismos nacionais e internacionais capazes de atuar efetivamente para erradicar esse tipo de crime. “É fundamental que haja esforços coletivos para promover o conhecimento e a conscientização sobre o problema, a fim de garantir a proteção das vítimas e a responsabilização dos aliciadores”, destacou.

A Subsecretária de Atividade Psicossocial da Defensoria Pública do Distrito Federal (SUAP/DPDF) explica que o material é voltado para os usuários, a comunidade e os servidores das diferentes áreas do saber que lutam contra essa prática. “Trata-se de um instrumento teórico que busca somar esforços no combate ao tráfico de pessoas a partir da compreensão do seu caráter estrutural, aliado à luta pela garantia dos direitos humanos, ao combate da pobreza e das desigualdades sociais”, definiu.

O Defensor Público e chefe do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da DPDF, Ronan Figueiredo, reforça que a prevenção e o enfrentamento ao tráfico de pessoas são questões cruciais no campo dos direitos humanos, pois é uma grave violação dos direitos fundamentais e constitucionais. “O tráfico de pessoas é uma afronta à dignidade humana, pois os seres humanos são tratados como mercadorias para fins lucrativos, despojando-os de sua identidade e autonomia afetando, principalmente, grupos vulneráveis, como mulheres, crianças, migrantes e refugiados, destacando a dimensão discriminatória dessa violação dos direitos humanos”, definiu.

Clique AQUI e acesse a Cartilha Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Fonte: Ascom/ DPDF – Jane Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*