«

»

mar 23 2024

Defesa Civil Nacional fica à disposição da região Sudeste em função das fortes chuvas

Por determinação de Lula, Defesa Civil Nacional fica à disposição da região Sudeste em função das fortes chuvas

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), segue apoiando os municípios da região Sudeste, principalmente o Rio de Janeiro, estado mais atingido pelas fortes chuvas que tiveram início, com maior intensidade, no fim desta sexta-feira (22) e que devem se prolongar até amanhã (24).

De acordo com a Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro, em Arraial do Cabo, um homem morreu após ser atingido por um raio ontem no Pontal do Atalaia. Outras duas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o hospital, o estado de saúde delas é estável. A Defesa Civil do município segue monitorando os pontos de alagamento na cidade.

Em Petrópolis, foram contabilizados 49 registros de ocorrências

Foram registradas ocorrências de deslizamento de terra atingindo imóveis, inundação, alagamentos e quedas de árvores. A Defesa Civil informa que os 67 pontos de apoio do município encontram-se abertos desde a noite de quinta-feira para receber a população que reside em área de risco ou que se sinta insegura em sua residência.

O ministro Waldez Góes entrou em contato com o governador do Rio de Janeiro e com os prefeitos de cidades fluminenses. “Liguei há pouco para o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, para reafirmar nosso compromisso de somar esforços no socorro ao povo petropolitano, que sente os impactos das chuvas no estado”, destacou o ministro. “Como determina o presidente Lula, estamos prontos, mais uma vez, para trabalhar junto com estados e municípios, a fim de atender as necessidades do povo brasileiro”, completou Waldez.

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, já está no Rio de Janeiro. Integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) chegam hoje na capital carioca para ajudar o estado e as cidades a solicitarem situação de emergência ou estado de calamidade pública.

“Além disso, nós já estamos em contato com representantes dos ministérios da Saúde, da Defesa, da Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, dentre outros, para nos unirmos e atendermos o mais rápido possível a população atingida”, declarou o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun.

Em seguida, os técnicos da Defesa Civil Nacional auxiliarão membros das cidades afetadas pelas fortes chuvas a fazerem os planos de trabalhos necessários para obter recursos do Governo Federal, seja para assistência humanitária, restabelecimento ou reconstrução.

Fonte/foto: Secom/PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*