«

»

set 27 2023

Deputada distrital apresenta PL com alerta para o diagnóstico do Pé Torto Congênito

A deputada distrital (MDB), Jaqueline Silva, apresentou na Câmara Legislativa do DF o Projeto de Lei 75/2023 para garantir a realização de exame para diagnosticar os bebês com Pé Torto Congênito.

Segundo ela, quanto antes o exame for realizado, mais fácil o tratamento, com melhor qualidade de vida para as crianças.

Pé torto congênito (PTC) é uma deformidade complexa do pé que inclui alterações de todos os tecidos músculo-esqueléticos distais ao joelho, ou sejam, dos músculos, tendões, ligamentos, ossos, vasos e nervos.

A incidência do PTC apresenta ampla variação conforme a raça, sendo de 0,93 a 1,5 para cada mil nascidos vivos da cor branca e de até 6,8 para cada mil nascidos vivos polinésios. No Brasil, estima-se a ocorrência de pé torto congênito em duas a cada mil, sendo que sete mil crianças nascem com pé torto.

O sexo masculino é duas vezes mais afetado. O envolvimento é bilateral na metade dos casos e, quando unilateral, é mais frequente à direita.

O PTC é uma das malformações congênitas mais comuns do pé; entretanto, sua patogênese ainda não foi totalmente esclarecida.

Toda criança com deformidade congênita deve ser examinada como um todo, tanto para excluir alterações associadas como para identificação de fatores etiológicos, o que é possível nos casos não idiopáticos.

Nos pés tortos congênitos é importante certificar-se de que não se trata de parte de quadros sindrômicos ou neurogênicos, assim como é necessário o acurado exame dos quadris pela possibilidade da associação com displasia do desenvolvimento.

Fonte: Ascom/deputada Jaqueline Silva e Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*