«

»

out 27 2020

Desemprego no DF tem a maior queda desde o início da pandemia

De acordo com o levantamento, cerca de 288 mil moradores de Brasília estavam sem emprego no último mês, cinco mil a menos na comparação com agosto, quando a taxa de desemprego foi de 19,1%.

Apesar do aumento, o mês de setembro registrou redução de 12% no total de assalariados com carteira assinada, o que equivale a cerca de 10 mil postos de trabalho.

A primeira edição da PED deste ano foi realizada em abril, mês em que a capital passava por medidas de isolamento social, com parte do comércio e serviços de portas fechadas. O levantamento é realizado pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

De acordo com a Codeplan, houve uma suspensão dos levantamentos entre setembro de 2019 e maio de 2020 devido à “adequações metodológicas”.

Os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal mostram que, apesar de setembro registrar a menor taxa de desocupação deste abril, os índices em 2020 são maiores do que os de 2019 em todos os meses apurados.

A pesquisa referente a setembro deste ano, mostra que o setor que mais gerou emprego foi o de construção, com 13,8% do aumento da população ocupada. Veja os principais ramos abaixo:

  • Construção: 13,8%, ou 9 mil postos de trabalho
  • Indústria de transformação: 7,0%, ou 3 mil
  • Comércio e Reparação: 2,8%, ou 8 mil
  • Serviços: 1,9%, ou 17 mil
  • Administração Pública: 1,1%, ou 2 mil

Ainda de acordo com a pesquisa, o total de desempregados que estavam procurando ativamente por um emprego cresceu 2,1%. Em números, isso significa que aproximadamente cinco mil pessoas procuravam por trabalho.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*