«

»

maio 04 2021

DF recebe 5,8 mil doses da Pfizer; prioridade para pessoas com comorbidades

A Secretaria de Saúde afirma que “o ultracongelador da Rede de Frio Central tem capacidade de 570 litros e consegue armazenar até 40 mil doses de imunizantes”. Ainda de acordo com a pasta, o equipamento pode chegar a -80ºC. Além disso, a Universidade de Brasília (UnB) disponibilizou cinco “ultracongeladores” para manter a vacina.

Ao todo, o governo federal assinou contrato para a compra de R$ 100 milhões de doses da Pfizer para entrega ao longo deste ano. Além disso, analisa um novo acordo para adquirir mais R$ 100 milhões de doses.

Nesta primeira remessa, o Brasil recebeu um milhão de vacinas da farmacêutica. Dessas, 500 mil foram enviadas apenas às capitais das unidades da federação, por conta dos desafios de armazenamento.

Ontem, o Ministério da Saúde (MS) informou que não vai seguir o intervalo entre a primeira e a segunda doses indicado pela fabricante. A Pfizer orienta que a etapa final seja aplicada 21 dias após a inicial.

Segundo o MS, o prazo no Brasil será de 12 semanas (três meses). Em nota técnica, a pasta informou que o intervalo maior foi recomendado com base em estudos feitos no Reino Unido – o país optou por aumentar o espaçamento no início da campanha de vacinação, por causa da escassez de doses.

“Esta recomendação considerou que a vacinação do maior número possível de pessoas com a primeira dose traria maiores benefícios do ponto de vista de saúde pública, considerando a necessidade de uma resposta rápida frente a pandemia de Covid-19”, diz o ministério.

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*