«

»

mar 19 2020

DF tem oito mil casos de casos de dengue , diz Ministério da Saúde

Resultado de imagem para mosquito da dengue

O número de casos prováveis de dengue no Distrito Federal cresceu mais de três vezes nas últimas semanas. Segundo o Ministério da Saúde (MS), entre 29 de dezembro de 2019 e 7 de março deste ano, foram 8.050 registros. No mesmo período, foram contabilizadas duas mortes.

A estatística representa aumento de 352% no número de casos em pouco mais de um mês, já que os últimos números divulgados pela pasta apontavam que, até 1º de fevereiro, eram 1.780 registros.

Com os números, o DF fica em sexto lugar no ranking nacional e está entre as unidades da federação com maior incidência de dengue no país, com 266,97 casos a cada 100 mil habitantes. As situações mais graves foram registradas nos estados do Acre, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Os dados divulgados pelo MS também apontam aumento em relação às informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do DF no mês passado. De acordo com apasta, até 29 de fevereiro deste ano, haviam sido registrados 7.010 casos prováveis de dengue na capital.

Os números indicam ainda que houve crescimento de casos em relação ao ano passado. Até o dia 9 de março de 2019, foram registrados apenas 2.921 ocorrências da doença, segundo a Se cretaria de Saúde do DF.

No ano passado, o Distrito Federal registrou recorde no número de mortes por dengue. Foram 62 casos, maior total já contabilizado nos monitoramentos da pasta, divulgados desde 1998 – quando foi confirmado o primeiro caso grave da doença no DF.

Para conter o avanço da doença neste ano, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou estado de emergência na saúde. Além disso, contratou 600 agentes comunitários para atuar no combate à dengue.

A Secretaria de Saúde do DF também instalou tendas de atendimento voltadas à doença em hospitais regionais e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). Veja lista abaixo:

  1. Planaltina: Hospital Regional de Planaltina /Avenida WL4 – Área Especial – Setor Hospitalar
  2. Guará: Hospital Regional do Guará – QI 06, Lote C, Área Especial
  3. Taguatinga: Hospital Regional de Taguatinga – Setor C Norte, Área Especial 24
  4. Gama: Hospital Regional do Gama –Área Especial nº 1 – Setor Central
  5. Paranoá: Hospital Regional da Leste – Área Especial Hospitalar, Quadra 2, Conjunto K, lote 1
  6. Brazlândia: Hospital Regional de Brazlândia – Área Especial nº 1, Setor Tradicional
  7. Asa Norte: Hospital Regional da Asa Norte – Setor Hospitalar Norte, Quadra 1
  8. Sobradinho: UPA de Sobradinho –DF 4f20, em frente a AR 13, próximo ao COER Sobradinho
  9. Ceilândia: UPA de Ceilândia – Área Especial D, Via P1 Norte

A dengue é uma doença febril grave, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar.

Os principais sintomas da doença são: manchas vermelhas no corpo, dor de cabeça, mal-estar; falta de apetite, dor ao movimentar os olhos, dores musculares intensas e febre acima de 38.5ºC

Com informações de G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*