«

»

mar 18 2024

Distrito Federal inicia amanhã vacinação contra gripe

Mais de 43 milhões de pessoas já se vacinaram contra gripe no Brasil | Agência Brasil

A Secretaria de Saúde (SES-DF) inicia amanhã (19), a partir das 8h, a vacinação contra a gripe no Distrito Federal. Serão mais de cem locais de atendimento. A lista completa, com endereços e horários, além de informações adicionais, estará disponível no site da pasta. A orientação é levar documento de identidade e a caderneta de vacinação.

A Rede de Frio Central da SES-DF recebeu 100,5 mil doses do lote inicial enviado pelo Ministério da Saúde (MS). A campanha nacional será iniciada no dia 25.

“Começaremos a vacinação com antecedência e com a confiança de que teremos uma forte adesão do público”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. “O Brasil tem o melhor programa de imunização do mundo, e essa tem sido a nossa maior proteção contra doenças imunopreveníveis”. Brasília é uma das 26 unidades da Federação que compõem o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a campanha de vacinação terá como foco os grupos prioritários: idosos a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade (PPL) e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições específicas de saúde.

Quem estiver no grupo de pessoas com as doenças previstas deve comparecer a um local de vacinação com documentos que comprovem a condição clínica.

Também serão atendidas categorias profissionais específicas, como professores, profissionais de saúde, das forças de segurança e salvamento, militares das três Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo rodoviário e funcionários do sistema prisional. Nesses casos, é importante comprovar a ocupação profissional com crachá ou contracheque, entre outros documentos que possam identificar o trabalhador.

“Esses públicos são mais suscetíveis a apresentarem quadros graves da gripe ou estão mais expostos à doença, por isso é importante haver uma ampla adesão”, reforça a secretária de Saúde. “São mais de 1,1 milhão de pessoas compondo os grupos prioritários”, afirma a secretária de Saúde.

“Temos um forte esforço logístico para disponibilizar a vacina em um grande número de unidades básicas de saúde [UBSs], além de ações aos fins de semana, em escolas, feiras, supermercados, entre outros locais”, prossegue a gestora. Mesmo quem já recebeu imunizantes contra a gripe em períodos anteriores deve se vacinar, orienta a SES-DF.

Fonte: Agência Brasília – Secretaria de Saúde

Foto: EBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*