Os moradores do Itapoã podem contar, a partir de amanhã (1º), com novas atividades ofertadas no Núcleo de Assistência Jurídica (NAJ. A cerimônia de abertur será às 15h, no Fórum Desembargadora Maria Aparecida Fernandes da Silva, no Núcleo Rural de Sobradinho, lote 10.
O NAJ do Itapoã prestará assistência jurídica integral, gratuita e de excelência às pessoas em situação de vulnerabilidade social, econômica e jurídica em conflitos envolvendo processos judiciais cíveis, criminais, de violência doméstica, de direito de família e de sucessões.
O Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, destaca que a ampliação do serviço tem o objetivo de aumentar a oferta do acesso à justiça, proporcionando suporte legal a indivíduos que enfrentam desafios socioeconômicos e garantindo a igualdade de oportunidades perante a lei.
“O NAJ permite a oferta de serviços jurídicos a comunidades que, muitas vezes, enfrentam dificuldades econômicas e sociais. A iniciativa contribui para reduzir as desigualdades no acesso à justiça, garantindo que todos tenham a oportunidade de receber assistência legal adequada. Além disso, aproxima a instituição da população que mais precisa dos nossos serviços”, explicou.
Uma das regiões administrativas mais jovens do Distrito Federal, o Itapoã possui cerca de 68,5 mil habitantes. Segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), até 2030, a população do Itapoã será de 114.956 habitantes, um aumento de 77,5%, influenciado principalmente pela entrega de todas as unidades do conjunto habitacional Itapoã Parque. O nome da cidade, que significa “ponto de pedra” em tupi-guarani, faz alusão a uma das praias mais famosas do país, localizada em Salvador e imortalizada na clássica canção da MPB da dupla Vinícius de Moraes e Toquinho.
Fonte: Ascom DPDF – Caroline Bchara e Jane Rocha