«

»

set 12 2018

Eliana está na frente. Porém, mais de 60% dos brasilienses ainda não têm candidato a governador

Parece assustador, mas é verdade. A quase três semanas das eleições, mais de 60% dos eleitores brasilienses ainda não escolheram o seu candidato a governador.

Isso é o que mostra a pesquisa espontânea feita pelo Instituto Opinião em todo o DF e divulgada hoje pelo Correio Braziliense, com grande destaque. O Instituto Opinião, por ser antigo e tradicional em Brasília, demonstra conhecer melhor o DF.

Na pesquisa estimulada, na qual são apresentados ao entrevistado os nomes dos candidatos, o eleitor se arrisca a apontar possíveis votos, tendo dado o seguinte resultado:

Eliana Pedrosa…………………19,1

Fraga……………………………….13,2

Rollemberg………………………..12,1

Rosso………………………………10,1

Ibaneis……………………………….7%

Os outros candidatos, a esta altura do campeonato, tem 3% ou menos do que isso.

Vamos analisar nome por nome:

ELIANA – A candidata Eliana Pedrosa desloca-se dos demais candidatos, atingindo faixa próxima dos 20% em todas as pesquisas estimuladas. Ela atribui como um dos fatores positivos o apoio recebido da família Roriz, tendo Joaquim Roriz Neto como candidato a deputado federal na sua chapa.

Nessa condição, Eliana sem dúvida será foco de bombardeio dos principais concorrentes e principalmente do governador Rollemberg, que corre o risco de repetir Agnelo Queiroz, sem ir para o segundo turno.

FRAGA – O candidato coronel Fraga cresceu nas últimas pesquisas, atribuindo-se isso a alguns fatores. Primeiramente, grudou sua campanha no prestígio do Bolsonaro, que lidera as pesquisas presidenciais em Brasília.

Fraga teve também apoio público do ex-candidato a governador Jofran Frejat. E tem feito um programa de TV bem comunicativo. Assim, conseguiu chegar ao segundo lugar nesta pesquisa do Correio.

ROLLEMBERG – Para muitas pessoas, é surpreendente que o governador Rodrigo Rollemberg esteja em terceiro lugar na pesquisa, com 12,1% dos votos. Isso diante da brutal rejeição ao seu nome e ao seu governo, confirmada por todas as pesquisas.

A verdade é que Rollemberg está congelado neste percentual desde o início do ano. Com o crescimento das outras candidaturas, vai ficando para trás.

ROSSO – Rogério Rosso fez uma jogada de risco, que lhe deu impulso inicial, mas gera desgaste em muitas áreas. Ele garantiu aumento imediato para os policiais civis, que passaram a lhe dar apoio público, sendo importante categoria. Rosso também promete pagar reajuste atrasado dos servidores do DF.

Acontece que  os servidores do DF são minoria no eleitorado e o crescimento desse candidato pode ficar atrelado a esta parcela limitada do eleitorado.

IBANEIS – Junto com Eliana, conforme reconhece o Correio, o maior crescimento tem sido do candidato Ibaneis, ex-presidente da OAB-DF. Realmente, ele partiu de quase zero (1,4%) há um mês para atingir rapidamente o percentual de 7%.

Tem conseguido desatrelar seu nome do desgaste de ser do MDB e se sai muito bem nos debates, sendo reconhecido como o candidato de melhor verbalização. Tem três semanas para garantir uma vaga nos segundo turno, valendo-se, entre outras coisas, do ótimo tempo de televisão oferecido pelo seu partido.

CONCLUSÃO – Como sempre, a eleição do DF vai ser decidida nos últimos dias, depois do debate da Globo. Haja coração!

RENATO RIELLA   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*