«

»

jul 26 2015

EM VEZ DE ISENÇÃO DE IMPOSTOS, REMÉDIOS DE GRAÇA NA FARMÁCIA CENTRAL

RENATO RIELLA

Se o governador Rodrigo Rollemberg tiver boa assessoria política (creio que não tem), vai ligar para o deputado Chico Vigilante (PT) agradecendo por ajudar a demolir o projeto mais badalado do senador Reguffe (PDT), que é o de isenção de impostos para remédios no DF – e depois no Brasil.

Sempre achei essa proposta meio arrepiante, mas não tinha argumentos. De repente, aparece o Chico, a única voz aberta de oposição ao governo Rollemberg, e dá uma fantástica ajuda política ao GDF.

ARRECADAÇÃO DE R$ 300 MILHÕES!

Chico demonstra que o governo do DF não pode, em nenhuma hipótese, abrir mão dos impostos aplicados sobre medicamentos vendidos em Brasília.

A arrecadação de impostos com este comércio chega a R$ 300 milhões por ano. Como abrir mão disso num estado quebrado?

E a questão social? Nesse ponto é que Chico, popular e popularesco, petista da primeiríssima leva, dá um show. O muito antigo deputado da Ceilândia argumenta que, em vez de isenção, cabe ao governo garantir os medicamentos fundamentais na rede de saúde. Isso mesmo!

Realmente, hoje, a Secretaria de Saúde confessa que faltam 73 remédios nas suas prateleiras.

Há duas semanas, a mais antiga líder sindical da saúde, brigona pra caramba, quase feroz, me disse: “Está faltando Benzetacil. Benzetacil! Nunca vi acontecer isso em nenhuma saúde do Brasil. Benzetacil, meu Deus!”

Portanto, o governador Rollemberg que descumpra sua promessa de campanha, mesmo despertando a ira do Reguffe.

Que o GDF garanta ao povo Benzetacil e outras centenas de medicamentos necessários e fundamentais. Vitais!

CADÊ A FARMÁCIA CENTRAL DO GDF?

Chico Vigilante, inteligente e experiente, prova que o governo deve garantir a distribuição oficial de medicamentos na Farmácia Central. Hoje, faltam drogas até para diabéticos, que têm direito a receber essas drogas vitais de graça (quem pode, compra nas farmácias comerciais).

O que vemos é a presença de dependentes de remédios nos hospitais, porque não conseguem retirar, como acontecia antes, medicamentos na Farmácia Central. Este setor do GDF é atrasado, sem recursos tecnológicos e nem sempre trata com respeito os velhinhos ou os doentes crônicos, que deveriam se tratar em casa, se recebessem os remédios habituais.

Acreditem: o DF é um dos poucos estados (é visto como estado) que ainda não implantou o Cartão Nacional de Saúde, do Datasus, oferecido de graça pelo Ministério da Saúde. Já propus essa grande conquista aos governadores Agnelo e Rollemberg. E nada!

NÃO ESQUEÇAMOS O ERRO MONSTRUOSO DO PT

Mas voltemos ao petista Chico, que consegue derrubar uma proposta parlamentar charmosa, esta de isenção de impostos, numa simples entrevista de jornal.

No entanto, o velho Chico de guerra deve reconhecer que, em nível nacional, o seu partido, com os presidentes Lula e Dilma, cometeu um erro monstruoso, quando retirou o IPI na venda de veículos e eletrodomésticos, durante sete anos, desequilibrando a economia. Um crime tributário, recheado de erros técnicos.

O Brasil não precisa de isenção de impostos para setores escolhidos politicamente de forma demagógica, num gabinete de governo ou de deputado.

O país precisa mesmo é ver o imposto bem aplicado, de forma inteligente, útil – e sem roubalheira.

Em tempo: a entrevista do Chico Vigilante saiu no Correio Braziliense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*