«

»

ago 28 2023

Espuma branca faz Cedae suspender abastecimento de água no Rio de Janeiro

A operação no Sistema Guandu foi interrompida após uma espuma branca aparecer no manancial de captação da unidade

Por causa do aparecimento de uma  espuma de origem desconhecida no manancial de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, a Cedae interrompei hoje (28) a, a operação da unidade. A medida foi tomada para garantir a segurança hídrica da população atendida pelo sistema.

A empresa pede que as11 milhões de pessoas, do Rio e outros sete municípios da Baixada Fluminense , que podem ser afetadas com o fechamento da estação poupem água.

A interrupção da água começou às 5h30 a partir da Estação de Tratamento (ETA) Guandu, que atende 13 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A companhia identificou vários focos de espuma branca no manancial e, para garantir a segurança hídrica da população, decidiu fechar preventivamente a captação das piscinas de filtragem, desviando a água suja para as comportas da descarga.

A expectativa é retomar a captação somente no fim do dia, se os níveis do contaminante continuarem caindo. Há ainda um prazo de 72 horas para que a água tratada chegue normalmente a todos os pontos, sobretudo no fim das linhas.

Até o início da tarde, não se sabia a origem da substância, mas, segundo o presidente da Cedae, Aguinaldo Ballom, “provavelmente foi um despejo pontual de um surfactante” diretamente no Rio Guandu.

O material, um tipo de detergente, tinha forte cheiro de tíner e “veio em uma onda muito forte”, segundo Daniel Okumura, diretor de Operações e Grande Saneamento da Cedae.

“O protocolo de contingência foi acionado em razão das alterações da qualidade da água bruta (não tratada)”, informou a Cedae. “Técnicos monitoram continuamente as condições do manancial até que a concentração deste material não represente risco e, assim que a situação for controlada, a operação da ETA será retomada”, emendou.

Fonte: agências

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*