«

»

ago 29 2023

Ex-comandante da PMDF fica em silêncio na CPMI de 8 de janeiro

A relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), fez referência às mensagens que compõem a denúncia da PGR, compartilhadas pelo ex-comandante ainda antes do resultado das eleições e que falavam da possibilidade de um ato golpista, caso o então candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, saísse vitorioso. Ela também detalhou mensagens com conteúdos golpistas que questionavam a legitimidade das urnas eletrônicas e que estavam em circulação no alto comando da PMDF na véspera dos ataques.

“Todas as informações que vêm até o senhor, até o presente momento, eram informações claras de que realmente havia uma possibilidade e uma ação iminente ali que colocaria, na verdade, em cheque, em risco, a vida das pessoas. E aí, quando eu falo das pessoas, falo inclusive de militares que deveriam ser direcionados para aquele lugar. Daí a necessidade de serem pessoas com uma certa experiência para poder, de fato, fazer esse enfrentamento.

O ex-comandante e outros seis oficiais foram presos em 18 de agosto por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a Procuradoria-Geral da República, a cúpula da PMDF foi omissa e deixou de agir para impedir os ataques. O coronel Fábio Augusto já havia sido preso em janeiro, dias após as invasões.

Na visão da oposição, da mesma forma que a relatora exibiu imagens indicando a omissão da segurança pública do DF, deveria tomar como base para a investigação cenas que podem ajudar a esclarecer uma eventual omissão do governo federal.

Fonte: Agência Senado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*