«

»

nov 25 2014

EX-PRIMEIRO MINISTRO FOI PRESO (CALMA, PESSOAL, EM PORTUGAL…)

O ex-primeiro-ministro português José Sócrates está em regime de prisão preventiva. Ele governou Portugal de 2005 a 2011.

Sócrates, do Partido Socialista (PS), foi detido na sexta-feira à noite, quando chegava ao aeroporto de Lisboa, no âmbito de um processo de suspeitas de crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.

É a primeira vez na história portuguesa que um ex-primeiro-ministro é detido pelas autoridades. A operação do Ministério Público obrigou José Sócrates a passar as noites de sexta-feira, sábado e domingo nas instalações da Polícia de Segurança Pública (PSP), em Lisboa.

A imprensa portuguesa noticiou que a investigação a Sócrates estará relacionada com o desequilíbrio entre os rendimentos declarados pelo ex-primeiro-ministro e os seus gastos em Paris, para onde foi viver e estudar depois de ter perdido as eleições legislativas de 2011.

Os jornais lusos revelaram que José Sócrates viveu em Paris numa casa que custou cerca de 3 milhões de euros. Este domingo, o “Diário de Notícias” avançou que a investigação ao ex-primeiro-ministro foi desencadeada por um alerta do banco estatal português, a Caixa Geral de Depósitos, sobre transferências de dinheiro entre a conta da mãe de José Sócrates e a conta bancária deste último.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*